Musicalidades: “Heranças e Andanças: Casa Rosa” chega às plataformas digitais

Rodrigues-9-2.jpg

Crédito da Foto: Rodrigues

Fabiana Cozza, Renegado e Guarda de Moçambique participam do disco, que une tradição e contemporaneidade

Ofainan leva a musicalidade dos terreiros ao Sesc Palladium com novo álbum “Heranças e Andanças: Casa Rosa” Fabiana Cozza, Renegado e Guarda de Moçambique participam do disco, que une tradição e contemporaneidade

O segundo álbum do Ofainan, “Heranças e Andanças: Casa Rosa”, chegou às plataformas nesta segunda-feira, 11 de agosto, com releituras de cantigas tradicionais do candomblé, faixas instrumentais e uma composição autoral. O show de lançamento será no dia 29 de agosto, sexta-feira, às 19h, no Sesc Palladium. Os ingressos estarão à venda na Sympla e na bilheteria do local a partir do dia 13 de agosto.

Crédito da Foto: Rodrigues


O disco estabelece um diálogo entre tradição e inovação, costurando diferentes referências da música brasileira aos cânticos tradicionais em iorubá, considerados sagrados no candomblé. São nove cantigas, duas faixas instrumentais e uma composição autoral.

Com produção e direção musical de João Myrrha Vaz, o trabalho convida a uma reflexão sobre a presença o protagonismo da cultura afro-brasileira na contemporaneidade, desafiando estigmas e preconceitos, e abrindo espaço para debates sobre memória, espiritualidade e resistência cultural.


A apresentação promete emocionar o público, com um coral e percussão que somam mais de 20 integrantes, além de instrumentos pouco usuais para o gênero, como flauta e violoncelo e das participações especiais do rapper Renegado, da cantora Fabiana Cozza e da Guarda de Moçambique Divino Espírito Santo.


A maioria das cantigas escolhidas eram as preferidas dos meus mestres, minha família de axé e, além disso, a gente queria que o álbum tivesse um atravessamento mais contemporâneo, e o Renegado trouxe isso com muita força, com verdade. A Fabiana foi um presente, é um dos grandes nomes do nosso samba e da música afro-brasileira e aceitou o convite prontamente. Já o congado chegou como água
que corre para o rio, de forma natural, já que temos alguns integrantes que vêm
dessa tradição
“, comenta Bruno.


“Casa Rosa” faz referência à família Iji, uma das casas matrizes do candomblé que reúne orixás ligados à terra, como Obaluaiê, Nanã, Yewá e Oxumarê. Já “Heranças e Andanças” reverência os mestres Tio Leonardo, Tia Mariane de Omolu, Tia Cici e Avó Daxebi, que inspiraram o fundador do coletivo, Bruno Odessi, na concepção do trabalho.

Sobre o Ofainan
Criado em 2024 por Bruno Odessi, percussionista, educador e pesquisador da cultura afro-brasileira, o Ofainan é um coletivo musical que transforma a musicalidade ancestral dos terreiros de candomblé em experiências sonoras contemporâneas. Em menos de dois anos de atuação, o coletivo já soma mais de 50 mil ouvintes mensais no Spotify e tem chamado atenção pela forma como tensiona as fronteiras entre arte, espiritualidade e memória, não só durante as apresentações, mas também por meio da presença digital.

Leia também: Justiça da Paraíba bloqueia redes de Hytalo Santos e proíbe contato com menores

Inspirado pelo Grupo Ofá, da Bahia, o coletivo tem como propósito construir uma
nova narrativa possível para a difusão das expressões culturais ligadas às religiões
de matriz africana, sem folclore, sem exotismo, mas com presença, pesquisa e
coragem estética.


SERVIÇO 
Show de lançamento
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Sesc Palladium – Belo Horizonte
Ingressos disponíveis na Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium, a partir do dia
13 de agosto.

Deixe uma resposta

scroll to top