Haiti: depois de terremoto, ciclone tropical deve atingir o país nos próximos dias

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Depois do terremoto com magnitude de 7,2 que atingiu o Haiti, no último sábado, e causou a morte de pelo menos 1.419 pessoas, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê a chegada do ciclone tropical Grace ao país nesta terça-feira.

A catástrofe natural do final de semana deixou o país, que está imerso em uma crise política desde o assassinato do presidente  Martine Moïse, em julho deste ano, com  aproximadamente 6,9 mil ficaram feridas e milhares de moradores desabrigados. De acordo com o NHC, o ciclone tropical Grace estava até essa segunda-feira (16)  a cerca de 200 km a leste de Porto Príncipe,  capital do Haiti.

People search through the rubble of what used to be the Manguier Hotel after the earthquake hit on August 14, 2021 in Les Cayes, southwest Haiti. – Rescue workers scrambled to find survivors after a powerful 7.2-magnitude earthquake struck Haiti early Saturday, killing at least 304 and toppling buildings in the disaster-plagued Caribbean nation still recovering from a devastating 2010 quake. The epicenter of the shaking, which rattled homes and sent terrified locals scrambling for safety, was about 100 miles (160 kilometers) by road west of the center of the densely populated capital Port-au-Prince. (Photo by Stanley LOUIS / AFP)

O ciclone percorre cerca de 24 km / h, com ventos máximos sustentados de 55 km / h e rajadas fortes, levando os técnicos do Centro Nacional a prever a chegada do ciclone entre a noite de segunda-feira e quarta-feira, no máximo.  “Essas fortes chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra”, alertou o centro meteorológico. Há previsão de que as chuvas cheguem a 127 e 254 mm no sul do Haiti e na República Dominicana.

O NHC, contudo, alerta que a concentração de períodos de  chuva podem chegar até 381 mm, isolados, ou seja, ininterruptos. O que é considerado quase 8 vezes o que nós entendemos, no Brasil, como chuva forte  (para a meteorologia o volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte).  

Ações humanitérias

A preocupação da Cruz Vermelha, que iniciou ações de resgate no país, é que o ciclone afete o trabalho de buscas das pessoas que ainda estão desaparecidas. “Existe a possibilidade de que haja mais deslizamentos, visto que já ocorreram desmoronamentos por causa do terremoto. Com as enchentes, pode haver mais cortes de energia elétrica e água em decorrência das chuvas e ventos”, explicou Daniel Arango, coordenador de desastres da instituição em entrevista ao El Pais.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.