Após lançar uma campanha com modelos negros com correntes próximas aos pés para criar um mood “selva”, a grife de luxo italiana, Marni, publicou uma nota dizendo lamentar “sinceramente que nossos esforços tenham causado mais dores”.
Divulgada no dia 24 de julho por e-mail e pelo perfil oficial no Instagram da marca, a campanha que pretendia, segundo a marca, celebrar o povo, a cultura e a diversidade brasileira, foi na verdade mais uma ação racista. Fotografada pelo brasileiro Edgar Azevedo e dirigida por Giovanni Bianco, as imagens traziam uma série de estereótipos racistas.
As fotos, feitas em uma praia em Salvador (BA), tinham modelos retintos, usando biquínis e sungas e acompanhados de expressões como “clima de selva”, “amuleto tribal” e “descalço na selva”. Além disso, em uma das imagens um modelo negro usa correntes próximas aos pés, remetendo aos grilhões usadas no período da escravidão. Após diversas acusações e a retirada das imagens das redes sociais, a marca lançou um comunicado com um pedido de desculpas.
Em um comunicado, a grife se desculpa e aponta que a campanha teve um impacto oposto. “Pedimos desculpas pelo dano e ofensa que nossa última campanha causou. O que se pretendia ser uma campanha que celebrava a beleza da cultura afro-brasileira sob a perspectiva do fotógrafo brasileiro Edgard Azevedo concretizou-se tendo o impacto oposto. Nossas fiscalizações ao longo do processo de revisão são inaceitáveis - e, por isso, lamentamos muito”.
A marca pede desculpas: “A equipe da Marni está totalmente comprometida em defender a inclusão e celebrar a beleza de diversas culturas em todo o mundo. Enquanto nos esforçamos para criar um mundo mais eqüitativo, através da moda e da humanidade compartilhada, lamentamos sinceramente que nossos esforços tenham causado mais dores”.
E continua “Removemos imediatamente essas imagens e estamos redobrando nossos esforços para garantir que nossos processos sejam realizados com consideração e intencionalidade por meio de uma forte lente de equidade. Toda a nossa equipe está comprometida em usar esse momento como uma oportunidade de alavancar nossa plataforma para apoiar e capacitar mais vozes e criadores de cores, cujos talentos e idéias são fundamentais para criar uma indústria da moda mais inclusiva e diversificada”.