De acordo com as autoridades gregas, não houve expulsões
O jornal americano The New York Times denunciou uma grave violação dos direitos humanos pelo governo grego. Segundo a reportagem, a Grécia expulsou do país e deixou à deriva no mar mais de 1.070 refugiados. O NYT afirma que ao menos três entidades, dois pesquisadores e a Guarda Costeira turca verificaram as expulsões. Há também relatos de sobreviventes, que afirmam terem sido embarcados em botes.
De acordo com as autoridades gregas, não houve expulsões e o país tem “um histórico comprovado de cumprimento do direito internacional, convenções e protocolos, incluindo o tratamento de refugiados e migrantes”. Já o The New York Times afirma que foram feitas ao menos 31 expulsões ilegais, segundo o direito internacional, todas feitas por agentes oficiais do Governo “mascarados”.
A reportagem do NYT acusa a Grécia de realizar a “medida mais dura” de bloquear a migração marítima, desde 2015. Neste período, a Grécia era a principal via de acesso para migrantes que tentavam recomeçar a vida na Europa.