Após vetos que podem aumentar conta de luz, governo estuda MP para conter alta

energia_eletrica_interruptor_de_luz_energia070720211248.webp

O governo discute uma Medida Provisória (MP) para reduzir o impacto no preço da conta de luz que foi criado após o Congresso derrubar os vetos do presidente Lula, o Palácio do Planalto quer mitigar os impactos causados pelo projeto aprovado. Nesta terça-feira (24), segundo apuração do Metrópoles o governo já tem a nova versão da MP para apresentar.

A nova versão reduziria o rombo de R$35 bilhões que foi criado com a derrubada dos vetos para R$11 bilhões. Lula havia vetado medida que regulamenta a instalação de equipamentos para energia eólica em alto-mar (offshore) no Brasil, mas com derrubada do veto se estabelece obrigatoriedade de contratar usinas geradoras de energia e isso pode aumentar a conta de luz no bolso dos trabalhadores enquanto as empresas de energia lucram com isto.

A derrubada gerou pressão negativa no governo, que tenta se mover para tirar do bolso do consumidor a conta cara que o Congresso criou. Para reduzir o governo tenta achar um meio termo, a versão do legislativo pedia a contratação de 6.900 MW de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), a proposta é que se contrate apenas 3.000 MW.

– Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

A medida pegou mal entre os apoiadores do governo também porque o próprio partido de Lula votou para derrubas os vetos do presidente. Na votação 69 deputados do PL votaram a favor da medida que aumenta a conta de luz e 5 votaram contra a medida. Mas a grande contradição é que o PT votou praticamente junto com o PL, apenas Erika Kokay (PT-DF) votou contra a medida que aumenta a conta de luz e 63 deputados do próprio partido de Lula votaram a favor.

No Senado o cenário não foi diferente, dois 8 senadores do PT apenas um votaram contra, novamente se aproximando da maneira do PL votar, na qual apenas 2 dos 11 senadores votou contra a medida que aumenta a conta de luz e onera as contas públicas.

Na semana passada o senador Randolfe Rodrigues disparou: “Governo deve editar uma MP para impedir que esses vetos derrubados tragam impacto na conta de luz dos brasileiros. Há um consenso: nenhuma medida pode trazer impacto sobre a conta de energia e sobre a inflação”, disse o senador.

Leia mais notícias por aqui: “Venho aqui toda noite deixar comida pra eles”, diz mãe de crianças encontradas sozinhas em kitnet no Guamá, Belém (PA)

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta