Tema de novela, o Pantanal teve ao menos 62% de seu território afetado pelo fogo, é o que mostra o Relatório Anual do Fogo do MapBiomas que fez um levantamento considerando o período entre 1985 e 2024. A área queimada equivale a cerca de 90 mil campos de futebol ou 9,3 milhões de hectares. O Pantanal foi o bioma mais afetado no período.
A pesquisa revela que do total da área queimada no Pantanal, 93% correspondem a vegetação nativa. Além disso o Pantanal concentra a maior proporção de áreas queimadas com mais de 100 mil hectares. Cerca de 19,6% dessas grandes extensões foram atingidas pelo fogo.

Os dados mostram que 24% do território nacional queimou pelo menos uma vez nesses quase 40 anos, uma área do tamanho de Pará e Mato Grosso somadas. Considerando o total dos seis biomas do país, foram 206 milhões de hectares afetados pelo fogo com intensidades diferentes em cada bioma.
A pesquisa traz dados sobre os seis biomas: Pantanal, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Caatinga. Em 2024, a Mata Atlântica obteve 1,2 milhão de hectares afetados pelo fogo, o que deixou 261% acima da média histórica.
Na Amazônia, no ano passado, teve 15,6 milhões de hectares, 117% acima da média, no Cerrado a área foi de 10,6 milhões de hectares, 10% acima da média, a Caatinga registrou 11,15 milhões de hectares afetados pelo fogo, o Pampa teve a menor área afetada com 495 mil hectares.
Leia mais notícias por aqui: “Venho aqui toda noite deixar comida pra eles”, diz mãe de crianças encontradas sozinhas em kitnet no Guamá, Belém (PA)