Mapeamento mostra localização de cotistas da UERJ

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Social, em parceria com o Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (Gemaa), publicado pelo Nexo Jornal, nesta terça-feira (28), revelou onde moram os alunos cotistas e não cotistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

61,8% dos alunos cotistas da UERJ são oriundos da capital fluminense – Foto: Divulgação/UERJ

Para atender ás necessidades do estudo, o Rio de Janeiro foi dividido em três regiões: Rio de Janeiro Capital, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Interior do Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, há uma sobrerrepresentação da zona norte – em especial da Grande Tijuca –, enquanto a zona oeste é a única macrorregião propriamente sub-representada.

“De fato, a Grande Tijuca (Regiões Administrativas da Tijuca e de Vila Isabel) é o local de moradia de 18,9% dos alunos presenciais da Uerj, enquanto apenas 5,6% da população carioca ali reside; por outro lado, a Zona Oeste Continental (salvo a Baixada de Jacarepaguá) abarca 27,2% da população da cidade, mas apenas 12,7% do alunado da Uerj”, afirma o relatório.

Leia também: Organizações da sociedade civil lançam Projeto SETA para educação antirracista

Em percentual, 61,8% dos alunos cotistas da UERJ são oriundos da capital fluminense, enquanto 36,4% estão localizados na Região Metropolitana do Rio. “Embora novas pesquisas sobre o cruzamento entre classe, raça e localização dos universitários sejam necessárias, já é possível demonstrar a importância dessa dimensão geográfica para uma melhor compreensão da democratização do ensino superior brasileiro”, ressalta Filipe de Oliveira Peixoto, mestre e doutorando em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj) e um dos pesquisadores.

O levantamento revelou também que 65,4% dos não cotistas moram na capital e 28,5% na Região Metropolitana. Ao todo, a pesquisa mostrou que 65,7% de todo alunado da UERJ é proveniente da capital. Para acesso a todos os dados do levantamento, acesse o site do Gemaa.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.