Durante uma reunião plenária na Câmara Municipal de Roca Sales (RS), localizada a 102 km de Porto Alegre, o vereador Antônio Valesan (PTB) usou a tribuna para falar de uma obra na cidade e disse que a intervenção precisa ser “trabalho de gente branca, que sabe fazer esse trabalho com técnicas”.
A declaração de Pegari, como o parlamentar é conhecido na cidade, foi na última segunda-feira, mas o vídeo ganhou força nas redes sociais nesta quinta-feira (7). A Polícia Civil do Rio Grande do Sul disse que um inquérito foi instaurado para investigar a fala do vereador.
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul também divulgou nota lamentando a fala do vereador, classificando-a de “preconceituosa e revoltante”.
“Encaminharemos ofício ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul requerendo apuração da conduta penalmente relevante, para que o responsável pelo crime de racismo seja punido conforme a lei”, diz o comunicado assinado pelo secretário Fabrício Guazzelli Peruchin.
Após a repercussão negativa, Pegari pediu desculpas “Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro”, disse o vereador em nota pública, enviada aos veículos de imprensa.
Leia também: Empresário de Alexandre Pires usou familiares para lavagem de dinheiro de garimpo ilegal, aponta PF
A Câmara dos Vereadores de Roca Sales repudiou a fala do parlamentar e reforçou que não existe justificativa para tal fala, “independentemente da intenção, da espécie ou da natureza e a Casa rechaça todo e qualquer discurso ou ação discriminatória“.