Fundo Baobá e Mover lançam edital “Carreiras em Movimento” para alavancar a empregabilidade da população negra 

pexels-jep-gambardella-7689684-scaled.jpg

Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas negras no mercado de trabalho, o Baobá – Fundo para Equidade Racial e o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançam, nesta quarta-feira (09), o edital “Carreiras em Movimento”. A iniciativa visa apoiar até 664 pessoas negras, que estejam cursando ensino superior ou tenham ensino superior completo, no custeio de despesas com atividades formativas pontuais, ligadas à participação em cursos, congressos ou outros eventos virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior; atividades voltadas para o desenvolvimento ou ampliação de habilidades socioemocionais e comportamentais; mapeamento e conexões com potenciais instituições empregadoras ou outros atores estratégicos. 

Cada pessoa selecionada receberá aporte financeiro entre R$5 mil e R$10 mil para o desenvolvimento de competências técnicas, habilidades socioemocionais e comportamentais. Além disso, os selecionados poderão se cadastrar na plataforma de talentos das 49 empresas associadas ao Mover. 

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e se autodeclarar uma pessoa negra. Pessoas com mais de 35 anos; LGBTQIAP+; populações quilombolas, ribeirinhas e outras comunidades tradicionais; cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas, bolsistas ou ex-bolsistas do PROUNI; migrantes e refugiados africanos ou afrodescendentes residentes no Brasil e pessoas que nunca tenham sido auxiliadas pelo Fundo Baobá terão prioridade na seleção.

As inscrições para o edital ficam abertas até o dia 14 de setembro /Foto: Pexels

Além disso, pessoas negras que já atuam no mercado privado, nas áreas de Ciências de Dados, Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Administração, Logística, Marketing, Tecnologia e Vendas (online e offline) terão suas propostas valorizadas. Também receberão o mesmo critério de valorização, inscrições vindas do Norte e do Nordeste do país. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação era de 11,3% entre os que se autodeclararam pretos, 10,1% entre os pardos e 6,8% entre os brancos. “Queremos fomentar o acesso à oportunidade de aprimorar conhecimentos de pessoas negras. Temos que unir esforços para frear as desigualdades na empregabilidade, e esse edital traz o que, muitas vezes, falta na vida de pessoas negras que sonham em alavancar suas carreiras no Brasil, que é a oportunidade”, comenta Luciene Rodrigues, gerente de Projetos Sociais do Mover. 

O “Carreiras em Movimento” faz parte do programa Presente e Futuro em Movimento feito em parceria com o Mover. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de setembro. Elas podem ser feitas diretamente no site do Baobá: www.baoba.org.br. As pessoas selecionadas terão entre 04 (quatro) e 08 (oito) meses para finalizarem as atividades propostas, e mais 30 (trinta) dias para apresentar a prestação de contas final. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de novembro.

A diretora de Programa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, Fernanda Lopes, fala da importância do 20º edital lançado. “O edital é uma oportunidade de contribuir na ampliação do potencial de empregabilidade de pessoas negras, de qualquer faixa etária e que residam em qualquer lugar do país. Trata-se de um recurso para uso estratégico. Uma semente para o plano de desenvolvimento de quem está no início ou em uma fase mais consolidada da carreira profissional.” 

Ao longo de seus 12 anos de existência, a serem completados em outubro deste ano, o Baobá – Fundo para Equidade Racial soma o apoio a 893 iniciativas e supera a marca de 800 mil pessoas impactadas direta e indiretamente pelos seus editais, programas e ações. 

Fundado em junho de 2021, o MOVER, hoje composto por 49 empresas de diferentes setores, propõe ser um agente de transformação e atuar de forma propositiva e colaborativa na luta pela equidade racial. Essa parceria com o Baobá está em alinhamento aos pilares de Liderança e Emprego & capacitação. 

Sobre o Mover 

O Mover (Movimento pela equidade Racial) tem o compromisso público de evoluir coletivamente em uma jornada antirracista a partir de três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. Atualmente, o Mover é formado por 49 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, PwC Brasil, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M. Mais informações em www.somosmover.org

Sobre o Baobá – Fundo para Equidade Racial 

O Baobá – Fundo para Equidade Racial é o primeiro fundo patrimonial dedicado, de forma exclusiva, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Baobá mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos, iniciativas e ações de enfrentamento ao racismo, promoção da justiça social e da equidade racial para a população negra. Até agosto de 2023 o Baobá já havia lançado 20 editais e apoiado 893 iniciativas que tiveram impacto em mais de 800 mil pessoas. 

Leia também: As inscrições para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar ‘O Corpo Negro’ estão abertas

Deixe uma resposta

scroll to top