O Ministro da Defesa, José Múcio, disse em entrevista coletiva, nesta terça-feira (31), que tomará medidas em relação ao garimpo ilegal na terra Yanomami . O titular da pasta pretende ir com os comandantes da Aeronáutica, Exército e Marinha a Roraima na próxima semana para retirar os garimpeiros. A principio ele vai passar por Boa vista e pela comunidade Surucucu.
“O problema tem uma origem, e nós sabemos. A presença do garimpo ilegal é muito forte e será debelada. O decreto de ontem permite que as Forças Armadas tenham um efetivo mais abrangente [na região]“, disse o ministro da Defesa.
Ainda na mesma entrevista, Múcio ressalta que situação da terra Yanomami atualmente é “triste” e “uma vergonha”. Ele explica ainda que cada Força vai desempenhar um papel para combater o garimpo ilegal: o Exército, por exemplo, vai fazer uma varredura em todo território para identificar criminosos; a Marinha prestar suporte com barcos e monitoramento nos rios, e a Aeronáutica vai observar o espaço aéreo e ajudar com o acesso às comunidades distantes. “Qualquer voo suspeito vai ser obrigado a desviar a rota e pousar numa pista para ser identificado”, destacou o ministro.
“Na próxima semana, na quarta-feira, eu estou indo lá para Roraima, para Surucucu (uma das áreas mais afetadas pelo garimpo), com todos os comandantes das Forças – Marinha, Exército e Aeronáutica. Também convidamos o superintendente da Polícia Federal. Tem que ter um esforço concentrado de todas as instituições, órgãos, para que nós possamos sanar aquele problema. Aquilo é uma vergonha, uma tristeza”, completa.
Durante a entrevista, o ministro foi questionado se existe a possibilidade de confronto com os criminosos. Múcio disse que espera não chegar a esse ponto, mas caso chegue, todas as Forças estarão preparadas. “Vamos prontos para enfrentá-los. Temos que cortar o mal pela raiz”.
Leia também: Fiocruz denuncia que remédios destinados aos Yanomami foram desviados para o garimpo
Na segunda-feira (30), houve uma reunião entre o ministro e os comandantes das Forças Armadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir as principais medidas sobre o assunto. Também participaram do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a futura presidente da Funai, Joenia Wapichana.
0 Replies to “Ministro da Defesa aciona Forças Armadas para combater garimpo em Terra Yanomami”