Advogada é repudiada pela OAB-MG após declarações preconceituosas contra o Nordeste

2022-10-05-12.png

Flávia Moraes é membro da comissão Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberlândia. No vídeo que circula nas mídia sociais ela faz comentários preconceituosos contra o Nordeste.

A mulher ocupa um cargo na instituição é vice-presidente da comissão que luta pelos direitos das advogadas. De modo que em um pronunciamento a OAB-MG diz que essa pessoa não representa a ordem.

“Neste sentido, a OAB Uberlândia reafirma que as declarações da advogada, então vice-presidente da comissão mulher advogada da subseção, não refletem posicionamento da instituição”, comunicou a instituição numa mídia social.

Flavia Moraes
Leia na íntegra o comunicado da OAB-MG. Foto: Instagram

O vídeo que circula nas mídias sociais mostra Flávia Moraes acompanhada de duas mulheres quando as falas preconceituosas ocorrem. “Nós geramos emprego, nós pagamos impostos e sabe o que a gente faz? A gente gasta nosso dinheiro lá no Nordeste”, disse Flávia Moraes.

Ela continuou os insultos, finalizou a gravação com risadinhas, mas antes fez mais um comentário preconceituoso. “A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar nosso dinheiro no Sul, Sudeste ou fora do Brasil, que inclusive está muito mais barato”, declarou a advogada.

Leia também: Governo Bolsonaro é mal avaliado por mulheres, mais jovens, moradores do Nordeste e mais ricos, afirma pesquisa 

Preconceito contra o Nordeste

Até o momento só houve declaração da OAB-MG 13 Subseção, enquanto o perfil que a publicação aconteceu foi restringido. De modo que a UOL conseguiu reconhecer a advogada após comparar à imagem do vídeo com o retrato que aparece no CNA (Cadastro Nacional dos Advogados) da OAB.

Entramos em contato com a Comissão de Igualdade Racial da OAB-MG, mas até o momento não tivemos reposta.

Por fim, a lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê pena de um a três anos de prisão e multa para quem cometer discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

0 Replies to “Advogada é repudiada pela OAB-MG após declarações preconceituosas contra o Nordeste”

Deixe uma resposta

scroll to top