A Fifa informou à Federação Alemã de Futebol (DFB) que as seleções não poderão utilizar a faixa de capitã com cores do arco-íris durante a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá de julho a agosto na Austrália e Nova Zelândia. A capitã da seleção alemã, Alexandra Popp, costuma usar a braçadeira, nos jogos internacionais, em apoio à comuniadade LGBTQIA+. A DFB consultou a Fifa sobre a possibilidade de abrir uma exceção, mas a entidade rejeitou o pedido, mas até o momento não divulgou as possíveis penalidades no caso de uso.
A Alemanha, no entanto, estuda utilizar a braçadeira mesmo com a proibição da Fifa. O país alega que Austrália e Nova Zelândia são “LGBT friendly”, diferentemente do Catar, onde foi disputada a Copa masculina. Na Copa do Mundo do Catar, a proibição do uso da faixa de capitão com a mensagem One Love gerou polêmica.
A Fifa rejeitou o pedido de exceção da Fedaração Alemã de Futebol. Foto: Divulgação/FA
Na competição, capitães de sete seleções foram ameaçados com punições da Fifa caso entrassem em campo com braçadeiras da campanha. Antes da estreia, jogadores da Alemanha taparam a boca na foto oficial, um gesto de protesto contra a falta de liberdade de expressão. O goleiro Manuel Neuer teve a braçadeira de capitão verificada pela arbitragem durante o aquecimento.
Na Copa masculina, os capitães foram proibidos de usar faixa com a mensagem One Love. Foto: Divulgação/DFB
Leia também: Conmebol não descarta punições esportivas em casos de racismo
0 Replies to “Fifa proíbe uso de faixa de capitã LGBTQIAPN+ na Copa do Mundo Feminina”