Durante todos os finais semana até 3 de novembro, o “Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo” estará apresentando trabalhos de coletivos teatrais e outros, no Sesc Interlagos, na zona sul de São Paulo.
O evento que busca homenagear a atriz Ruth de Souza reunirá em uma programação cultural artistas, coletivos, companhias de teatro independentes para 19 apresentações feitas exclusivamente por negros.
Entre as atrações estão trabalhos de companhias como Invasores Cia Experimental de Teatro Negro, Cia Os Crespos, Coletivo Negro, Capulanas Cia de Arte Negra e Clarianas.
A programação gratuita teve início neste sábado (26) e busca reverenciar a arte negra e companhias de artes cênicas pioneiras no gênero.
A Mestra em Artes Cênicas (UFBA), Ellen de Paula destaca, em entrevista à Rádio Brasil Atual, o festival marca a contribuição das mulheres, além de ser protagonizado pelo povo negro. Por isso a escolha, segundo ela “inevitável” da homenageada: Ruth de Souza, a talentosa atriz negra que faleceu em julho deste ano, responsável pela abertura de muitas portas para os atores e atrizes que buscavam espaço no estilo. “O que a gente diz sempre é a continuidade da Ruth de Souza, então pensar um festival de teatro negro no Brasil era impossível sem reverenciá-la, sem agradecê-la por tudo isso que ela representa e construiu. ”
Para mais informações no site do Sesc Interlagos.
PROGRAMAÇÃO:
26/10
Peça “Fala das Profundezas” com Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) – 13h às 15h
Depois de amanhã é ontem com Grupo Terreiro do Riso – 15h às 16h
Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã com Carcaça de Poéticas Negras – 16h às 17h
27/10
Trivejo com Marcelo Trovão – 12h às 13h
Gira de Conversa Ruth de Souza: um prólogo para a cena negra no Brasil – 13h às 15h
Black Brecht: e se Brecht fosse negro? Com Grupo Legítima Defesa – 15h às 16h
02/11
Gira de Conversa: De Ruth de Souza às gerações artistas atuais – 13h às 15h
Sangoma com Capulanas Cia de Arte Negra – 16h às 17h15
03/11
Carne Viva com Luh Maza – 13h às 14h
Ato Femenagem às Ruth de Souza – 14h às 15h
Ilu Okan: O que minha vó contou com Grupo Trança de Teatro – 14h às 15h
Show Clarianas com Quebra Quebranto – 16h às 17h
Foto: SESC Interlagos.
Paz no SR Yeshua Cristo. Parabéns, este festival reacende nossas esperanças. No próximo por favor, convidado a Bahia e d+ estados. Creio que a África, Américas Ásia Europa Oceania s’entirao honradas em ser convidadas?
Por favor, enviem notícias.
Temos ótimos.atores(i) – gt grupos de teatro como Palmares Inaron Lia Sposito, b t Olodum/TVV – Escola de Teatro que prestigiaram este tão importante evento