Festival Casa Sueli Carneiro comemora 72 anos da filósofa com ações em todo mês de junho

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Com abertura agendada para esta quarta-feira (1º), às 18h, o Festival Casa Sueli Carneiro vai promover uma maratona de leitura de autoras negras. Além disso, serão mais de 20 atividades culturais que iluminam a produção intelectual das mulheres negras, comemorando os 72 anos de vida da filósofa e ativista da causa negra, Sueli Carneiro.

Sueli Carneiro completa 72 anos no próximo dia 24 de junho – Foto: Revista Trip

Os destaques da programação são as homenagens a Tereza Santos (11/6, às 15h), Benedita da Silva (18/6, às 15h) e Fátima Oliveira (19/6, às 15h), com lançamento de projeto de registro de suas produções pela Casa. No dia 18 de junho, às 10h e às 17h, será a vez da exposição do acervo pessoal de Sueli Carneiro na Casa do Povo, com roda de capoeira com Orquestra Nzinga de Berimbaus e o samba de Tião Carvalho às 19h do dia 24/6, aniversário de Sueli Carneiro.

A curadoria do evento é das escritoras Bianca Santana e Cidinha da Silva, além de Natália de Sena Carneiro, sobrinha de Sueli e coordenadora de comunicação da instituição. Foi Natália que ouviu de sua tia a frase que inspirou a criação do Festival: “assim quero comemorar 70 anos todos os anos”

A aniversariante se referia às comemorações online organizadas por Cidinha, em 2020, nas quais pessoas diversas do mundo das artes e da política foram convidadas a homenagear a intelectual. Assim, o Festival surge com a intenção de ser anual, sendo esta sua edição de estreia.

Leia também: Sueli Carneiro é a convidada do podcast do “Mano a Mano” desta semana

“Na ponta da espada da alegria celebramos as 72 idades de Sueli Carneiro neste Festival. Ela mesma uma mulher festeira, festa que evoca as forças das tecnologias ancestrais de produção de infinitos que nos trouxeram até aqui. Festejamos junto com ela que caminha ao nosso lado e se desdobra à nossa frente, um farol na tempestade, e que num dia ainda longínquo, será uma ancestral bem lembrada, como manda a tradição”, celebra Cidinha da Silva.

Para obter mais informações e saber toda a programação do Festival, acesse o site da Casa Sueli Carneiro.

Sueli Carneiro será homenageada como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022, a maior premiação do jornalismo brasileiro. A informação foi repassada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do evento, em coletiva de imprensa em março deste ano.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.