Brasília celebra Festa de Erê: sincretismo na comemoração de Cosme e Damião

Bando-Matilha-Capoeira_Credito-Webert-da-Cruz_2.jpg

No próximo domingo (25), antecipando o dia de São Cosme e São Damião, o Templo Espiritual Rosa Branca da Samambaia realiza a Festa de Erê, que acontece das 14 às 18h e vai homenagear as crianças com a oferenda de doces e guloseimas, uma prática típica dessa data especial.

Bando Matilha Capoeira será uma das atrações da Festa de Erê – Foto: Webert da Cruz

Além dos quitutes, na Umbanda e no Candomblé, também é oferecido o Caruru aos pequenos, em forma de agradecimento e com intenção de realizar novos pedidos. O prato ancestral é feito com quiabo cortado, camarão seco, azeite-de-dendê, entre outros temperos. A responsável pela condução dessa festa anual é Mãe Cícera de Oxum, que explica sobre a motivação do encontro.

“A energia dos Erês traz renovação, alegria e pureza aos nossos corações. Também é uma ocasião para promover a doçura das crianças na comunidade. Realizamos a distribuição de doces, guloseimas, caruru – que é a comida de Cosme e Damião –, além de muitos brinquedos para que as crianças se divirtam juntas. Outro objetivo é presentear os pequenos da região, que por motivos financeiros, não têm acesso a esses mimos”, comenta.

Sincretismo Cosme e Damião e Ibeji

De acordo com as crenças cristãs, São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos e médicos, que atendiam à população carente sem cobrar pelos serviços. Conta-se que, durante suas consultas, quando havia crianças como pacientes, sempre as presenteavam com doces, daí a tradição.

Leia também: “Diamantes na Cozinha” abre inscrições para formação de profissionais de gastronomia

Para as matrizes africanas, essas figuras são representadas pelos Orixás Ibeji –  os gêmeos Taiwo e Kehinde –, filhos de Xangô e Iansã. Isso deu-se, porque, em uma época em que era proibido reverenciar publicamente os Orixás no Brasil, Cosme e Damião serviram, no sincretismo religioso, como representação desses irmãos para permitir o culto das entidades. Desse modo, ao longo da história, as tradições católicas e as da Umbanda e do Candomblé acabaram por mesclar-se e suas práticas caminharam pari passu.

A festa tem entrada gratuita e terá atividades lúdicas com Bando Matilha Capoeira e com Sereia Luzia da Estrela Molhada

Serviço

Festa de Erê – Mãe Cícera de Oxum.

Entrada: gratuita.

Data: 25/09.

Horário: 14h às 18h.

Local: Templo Espiritual Rosa Branca da Samambaia – QR 523 Conjunto 03 Casa 08 – Samambaia Sul, Brasília

Deixe uma resposta

scroll to top