Estado de calamidade: após fortes chuvas, 350 famílias ficam desabrigadas em Rio Maria (PA) 

IMG_1347.jpg

A cidade de Rio Maria, situada no sudeste do Pará, está em estado de calamidade em decorrência das fortes chuvas. Na última segunda-feira (29), o rio  que dá nome ao Município transbordou, deixando várias ruas alagadas, impossibilitando a circulação dos moradores. A enchente deixou mais de 350 famílias desabrigadas.

Aliás, por consequência das chuvas intensas e do estado de alerta, o início do ano letivo da Rede Municipal foi adiado, com previsão para iniciar no dia 08 de fevereiro, de acordo com o Decreto Municipal nº 1.669/2024, que visa à segurança dos alunos e dos profissionais da Rede de Ensino de Rio Maria (PA).

Após fortes chuvas 350 famílias ficam desabrigadas em Rio Maria (PA) – Foto: Reprodução/ Prefeitura de Rio Maria

Segundo a Prefeitura, equipes estão se mobilizando para reparar os danos causados pela enchente, distribuindo água potável e refeições. Além disso, já o Executivo está providenciando a mudança das famílias que foram diretamente atingidas e já foi solicitado suporte ao Governo do Estado e ao Ministério das Cidades.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), José Raimundo, informou que o mês de fevereiro será chuvoso em todo o estado do Pará, sobretudo nas regiões da Grande Belém, no nordeste do Estado, onde estão situadas as principais praias, e no Norte, incluindo o Arquipélago do Marajó.

“ Vai chover em todo o estado, mas principalmente na região litorânea, no nordeste, incluindo a Região Metropolitana de Belém, e o norte do Pará”, informou José.

As grandes chuvas logo no primeiro semestre do ano têm relação com o transcurso do inverno  amazônico, período em que as chuvas são mais intensas na região norte, com ventanias em alta velocidade, enchentes e de incidência de raios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, no último domingo (21), um alerta laranja para as chuvas intensas em diversos estados brasileiros, destacando o Pará.  Esse alerta indicava um perigo significativo, sendo o segundo em escala Inmet, que varia entre amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Leia também: Moradores ficam desabrigados por conta de fortes chuvas na Bahia

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top