Exposição “Revela” entra em cartaz na Casa Fiat de Cultura (MG)

Coniiin_Revela_UNIVERSO-scaled.jpg

A exposição “Revela”, do artista Coniiin, fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura de 2 de abril a 19 de maio de 2024. A mostra apresenta 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Para marcar a abertura, no dia 2 de abril, às 19h, será realizado um bate-papo com o artista, na Casa Fiat de Cultura, além de uma visita mediada. Toda a programação é gratuita.

Em “Revela”, o artista retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes, que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra, em uma jornada visual que transcende o olhar superficial.

Foto do artista Coniiin, parte da exposição “Revela”

Coniiin atua há anos com a cobertura de eventos, em especial da cena de reggae e hip hop, com artistas negros. Essas referências podem ser vistas em seus registros, que também contemplam composições artísticas, o contraste de luz e sombra e a sutileza dos movimentos.

Essa é a primeira exposição de Coniiin, que teve o primeiro contato com uma câmera fotográfica há uma década, quando ainda tinha 18 anos. À época, trabalhava em uma fábrica, na zona leste de Belo Horizonte – onde nasceu e vive até hoje –, quando descobriu as possibilidades da fotografia. Ele, que é míope, sente que a visão foi ampliada pelas lentes. “A fotografia mudou minha vida e se tornou um reflexo de como vejo o mundo”, reflete.

Ao longo desses 10 anos, o artista acumulou mais de 100 mil fotografias e a experiência de atuar em diferentes campos. Os primeiros cliques, ainda amadores, eram de texturas e animais. Mas, logo, profissionalizou-se e começou a fazer ensaios e eventos particulares. Aos poucos, as oportunidades cresceram. O passo seguinte foram os grandes eventos, que marcaram uma virada de chave e sua intimidade com o universo da música – além das fotos, Coniiin também é diretor de videoclipes e a mente criativa por trás das capas de discos de músicos mineiros.

Ele conta que, nesses locais, gosta de registrar processos e bastidores, como o trabalho da produção, os imprevistos e a troca de ideias. Um pedido recorrente, por parte dos contratantes, começou a levantar questões que marcam seus registros. “Sempre me pediam para fotografar as pessoas bonitas. Mas o que é esse bonito e por que, geralmente, são pessoas brancas?”, questiona.

Na galeria, o público perceberá esses e outros questionamentos em fotos que celebram a diversidade, as diferentes expressões culturais, o movimento do corpo, as ruas e, especialmente, as pessoas pretas. “Rever minhas fotos sempre abre minha mente. Foi a partir da minha fotografia que comecei a me entender como pessoa negra e o que isso significa”, revela o artista.

A exposição “Revela” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.    

Sobre as obras

As fotografias exibidas em “Revela” sintetizam a produção do artista, que, ao longo de dez anos, já fez mais de 100 mil registros. Destaque para eventos, cenas das ruas de Belo Horizonte e de eventos que, para ele, são ambientes em que as pessoas se conectam. Por meio das imagens, Coniiin deseja despertar a memória e a consciência dos espectadores. “Daqui a dez anos, as pessoas que fotografei estarão diferentes, mas aquele momento está congelado e isso também promove mudanças”.

Com forte inspiração da música, o artista espera que seu trabalho se torne referência e que as pessoas possam olhar para as obras e se sentir tocadas. “Quando era criança, olhava as capas dos DVDs que meu pai tinha em casa e queria fazer algo parecido. Gostaria que as próximas gerações pudessem ter o mesmo sentimento com minhas fotos”, idealiza.

Lista de obras

  • Universo (lambe-lambe).
  • Ilumina (2017).
  • Identifica (2018).
  • Transparecer (2017).
  • Instante – Henrique (2017).
  • Abrindo os caminhos (2017).
  • Satisfaz my soul – Mayí (2017).
  • Ponto de vista (2017).
  • Traçando caminhos (2019).
  • A rua fala (2018).
  • Referências da minha área – Niko (2018).
  • Coniiin (2018).
  • Plenitude – Primeiro Ensaio – Flávio Roque (2018).

Abertura

No dia 2 de abril, às 19h, o artista estará na Casa Fiat de Cultura para receber o público e fazer a abertura da exposição. Será realizado um bate-papo com Coniiin, e, em seguida, uma visita pela mostra. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Coniiin

Natural da região Leste de Belo Horizonte, o fotógrafo teve seu primeiro contato com uma câmera fotográfica aos 18 anos, e, por meio dela, foi capaz de ver e focar os detalhes, como até então não conseguia. Com ampla experiência em eventos, como Planeta Brasil e Festival Batekoo SP, e ao acompanhar o músico Djonga no Festival Rap Cena, e no Festival João Rock, dentre outros, ele evoca memórias da adolescência em seu trabalho, o que inclui imagens de clipes de hip hop. A visão dessas referências moldou escolhas do artista, sobre quem e o que escolhia fotografar. Para Coniiin, o importante é registrar aqueles com quem ele se identifica e se inspira – e o que mais o inspira, além das telas, são seus amigos e a família.

Piccola Galleria   

O espaço é destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016, com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 7ª edição, contou com o curador, pesquisador e educador Bitu Cassundé; a professora, artista e pesquisadora Telma Martins; e a artista e professora Leonora Weissmann. O processo se realizou 100% online, de modo a facilitar a inscrição de pessoas de todo o Brasil. No total, mais de 200 trabalhos foram enviados, e a avaliação dos jurados também se deu no formato virtual.  

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Coniiin, outros cinco artistas foram selecionados na 7ª edição, e serão exibidos na programação de 2024/2025.

As exposições selecionadas contam com ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. São realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, além de ações especiais de comunicação em todos os canais da Casa Fiat de Cultura. A mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e a visibilidade dos artistas.

Nas seis edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 35 artistas, abrigou mais de 400 obras e recebeu um público de 500 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país. 

A Casa Fiat de Cultura 

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Exposição “Revela”, de Coniiin, na Casa Fiat de Cultura 
Período expositivo: 2 de abril a 19 de maio de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras) 
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br  

Bate-papo e visita com o artista
2 de abril, às 19h, na Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura 
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade

Leia também: Centro Cultural FIESP apresenta a exposição ‘Maracatu – A Magia dos Canaviais’ a partir de abril

Deixe uma resposta

scroll to top