A exposição Funk Arte & Resistência chega a São Paulo no dia 25 de janeiro, e estará aberta ao público no Pátio do Complexo Cultural Funarte, em Campos Elíseos. Promovida pela PerifaCon, a mostra homenageia o funk paulista e reúne mais de 30 obras de artistas de diversas quebradas, e tem entrada gratuita e classificação livre.
A exposição, que segue até 25 de março, é fruto de uma residência artística promovida no início de 2024, onde nove jovens de diferentes regiões periféricas de São Paulo participaram de uma imersão em técnicas de artes visuais e vivências ligadas ao movimento funk. O objetivo é fomentar o debate em torno das obras, destacar a periferia como produtora de arte e combater a discriminação contra o gênero musical.
“A gente sabe o quanto é desafiador para os artistas periféricos conquistarem visibilidade. Criamos este projeto para dar ampliar vozes e construir e espaço à produção desses talentos da quebrada e mostrar que a periferia é protagonista na cena cultural. Agora é hora de compartilhar essa riqueza com todo mundo”, afirma Andreza Delgado, fundadora da PerifaCon e curadora da exposição.”
A exposição teve sua estreia durante a última edição da PerifaCon, em julho de 2024, e atraiu mais de 10 mil visitantes. Nesta nova fase, a mostra será aberta às 16h no dia 25 de janeiro, permitindo que o público conheça as obras inéditas e converse com os artistas residentes e convidados, como Hiago Bezerra, Homem Saudade³ e Caodenado.
Além de celebrar o aniversário da cidade, a iniciativa busca reforçar o valor cultural do funk como uma manifestação artística genuinamente periférica.
Serviço
Exposição Funk Arte & Resistência
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia
Local: Pátio do Complexo Cultural Funarte — Alameda Nothmann, 1058 — Campos Elíseos, São Paulo
Datas: De 25/01 a 25/03/2024
Recomendação etária: livre.
Sobre a PerifaCon
A PerifaCon é uma instituição referência nacional em engajamento, promoção e democratização da cultura Nerd e Geek nas periferias. Com uma atuação marcante em três eixos principais – empregabilidade, entretenimento e socioeducativo –, destaca iniciativas como a Convenção Nerd das Favelas e projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes. Seu compromisso é criar oportunidades para talentos emergentes, fomentar a representatividade e fortalecer o ecossistema cultural ligado ao universo geek e gamer nas comunidades.
Sobre a Funarte
A Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras e atua para que a população possa, cada vez mais, usufruir das artes. Atualmente, a Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; de artes visuais; e também da preservação da memória das artes e da pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.
Leia também: Do Funk ao Ativismo: Como Lacraia Abriu Caminhos para a Diversidade