Exposição apresenta peças da cultura afro-brasileira

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Arte e conscientização racial: com a união desses dois elementos uma professora mineira discute o racismo no Brasil através da exposição “Memórias de um tempo livre”, instalada em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.

Após 131 anos da abolição da escravidão, a artista e educadora do ensino público, Flaviane Malaquias, apresenta obras de representações afro-brasileiras que carregam elementos visuais negros, promovendo reflexões sobre a vivência e cultura negra durante todos esses anos no país.


Flaviane Malaquias, ao lado de uma de suas obras – Foto: Núbia Mota

Com curadoria da artista e coordenação da professora Aninha Duarte, fundadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe), vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as peças contam com recortes de adesivos vinílicos que revelam silhuetas fotografadas durante a Festa da Congada.

Além disso, é possível notar o olhar de Flaviane nos registros obtidos em rodas de capoeira e nos terreiros das escolas de samba. Tudo isso em Uberlândia. No entanto, as viagens ao Rio de Janeiro, onde a artista conheceu o Grupo de Empoderamento Crespo, e a Salvador, onde fotografou vendedores de café no Pelourinho, também marcam presença na exposição.

A artista é formada em Artes Visuais e possui mestrado em Artes e Educação, ambos pela UFU. Durante a graduação morou em Melbourne, na Austrália, e teve a oportunidade de estagiar no museu The Duldig Studio.

“Memórias de um tempo livre” pode ser conferida na ITV Cultural, em Uberlândia, até o dia 14 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

APOIO-SITE-PICPAY

Jader Theóphilo

Jornalista formado pela Puc-MG. Atua como produtor de conteúdo e colunista semanal na Revista Zint, com foco em assuntos culturais. Adquiriu experiência com apuração e produção de jornais da Record TV Minas, atuou como apresentador, repórter e produtor, na PUC TV. Além disso, participou da produção de 3 programas semanais, na TV Horizonte, e foi analista de mídias sociais, na Horizon.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.