Espetáculo “PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro” celebra vidas negras

Creditos-Cassandra-Mello_-Protagonistas-1.jpg

O espetáculo “PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro” estreia na capital mineira nos dias 6 e 7 de novembro, no Teatro Francisco Nunes, com entrada gratuita. No domingo, logo após a apresentação, haverá um bate-papo com o tema “Estou aqui – O lugar ocupado pelo artista negro e sua representatividade na cena cultural nacional”.

O evento contará com a participação do convidado local, o ator mineiro Carlos Francisco e o elenco do espetáculo, com o objetivo de falarem a respeito da criação do espetáculo e também como está o panorama artístico preto de Belo Horizonte.

O espetáculo gratuito fala sobre ancestralidade e diáspora – Foto: Cassandra Mello

O espetáculo conta apenas com artistas negros, de linguagem plural que reúne artistas da música, da dança e do circo, em sintonia fina para além da celebração, estabelecida por uma dramaturgia e convida a plateia a contemplar a estética negra em discurso permeado de potência e técnica apurada.

Vinte e um artistas ocupam o palco para acontecer na cena contemporânea, trazendo resistência da diáspora brasileira em vozes e corpos plenos de identidade e expressão. 

AGÔ palavra oriunda do Ioruba, com grafia do título colocada entre chaves, simboliza a abertura de caminhos e o anúncio de apropriação do centro da cena-lona-palco pela expressão artística da negritude paulista e sua ancestralidade. A escolha do Prot{agô}nistas para compor a programação do FIT-BH – cujo tema deste ano é Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade – indica a atualidade desta obra.

O espetáculo traz em sua narrativa não só a denúncia do genocídio da população negra, mas também o anúncio e a celebração da vida. São 21 artistas da diáspora, potentes em suas técnicas e presença cênica, e que enaltecem a beleza negra, suas ancestralidades, aquilombamentos e afetividades numa estética afrofuturista”, afirma o diretor Ricardo Rodrigues.

Leia também: Tradicional reduto do samba carioca recebe lançamento do livro Adinkra – Sabedoria em símbolos africanos

As apresentações de PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro acontecem dentro da programação do 15º Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH 2022, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e produção da Rubim Produções, entre os dias 5 e 11 de novembro, domingo, às 19h, e segunda às 15h e às 19h.

0 Replies to “Espetáculo “PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro” celebra vidas negras”

Deixe uma resposta

scroll to top