Espetáculo “Jorge para sempre Verão”, estreia em São Paulo neste fim de semana

image00016_Credito-Rodrigo-Franca_t.jpg

Após o sucesso da temporada de estreia no Rio de Janeiro, o primeiro texto teatral da nova autora, desenvolvido em parceria com Diego do Subúrbio e surgido após ela escrever uma carta póstuma para seu primo, Jorge Laffond, chega aos palcos do SESC Santana no dia 20 de Janeiro.

Dirigida por Rodrigo França, a história encenada por Alexandre MitreAretha Sadick e Noemia Oliveira não fala apenas sobre o artista falecido aos 51 anos (1952-2003), mas apresenta uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica: a da relação que, devido ao preconceito, deixou de existir entre ele e uma prima – a própria Aline.

O espetáculo fica em cartaz até 21 de fevereiro – Foto: Rodrigo França

“Depois dos 30 anos algumas coisas foram mudando em mim. Um dia, ao voltar de uma festa onde me vi atraída por uma travesti, escrevi uma carta que nunca seria entregue ao destinatário. Um pedido de desculpas, uma redenção, uma luz nas diversas encruzilhadas que eu tenho com meu primo Jorge Laffond”, relembra Aline, que ao longo de sua infância se esquivou de conhecer o primo pela estranha figura que ele lhe parecia..

“Muito emocionada, enviei essa carta para alguns amigos e, ao acordar, li as respostas: você tem uma linda peça nas mãos. E assim percebi que a única forma de eu encontrar com meu primo é através da arte”, acrescenta.

Para Rodrigo França, diretor do espetáculo, a peça é uma reparação histórica, humanizando um dos maiores artistas deste país. “Jorge Laffond passou por um grande dilema na história da televisão brasileira, que retrata o que é o país em relação à população negra e LGBTQIAP+. A violência de ter que sair do estúdio de TV para trocar de roupa, pois um padre entraria, nos mostra o quanto é cruel sermos nós mesmos”, reflete.

Leia também: Breaking do Verão: Rio de Janeiro sedia batalha na próxima semana

Ele ressalta ainda que, indiferente de status, a pessoa negra e LGBTQIAP+ sempre será vista com preconceito. “Pouco importa a sua titulação acadêmica, conta bancária, o que você é ou fez pela sociedade. Em algum momento tentarão te colocar no lugar que acreditam que você deva estar – na submissão”, completa Rodrigo.

Para mais informações sobre o espetáculo, acesse o site do Sesc Santana.

Serviço:

“JORGE pra sempre VERÃO”

Temporada: 20 de Janeiro a 21 de fevereiro

Dias da semana: Sexta-feira a Domingo*

Horário: 20h (sextas e sábados) e 18h (domingos)

Deixe uma resposta

scroll to top