Espetáculo infantil ‘Hora do Blec’ estreia na EcoVilla Ri Happy, no Rio

hora-do-blec-137.jpg

Neste sábado (05) o espetáculo infantil ‘Hora do Blec – Eu tenho um sonho‘ chega à EcoVilla Ri Happy, localizado dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Zona Sul da cidade. Tendo como mensagem principal que toda criança merece sonhar e ser o que quiser, o espetáculo com dramaturgia de Rafael Calça e dirigido por Orlando Caldeira foi criado a partir do desenho original desenvolvido em 2020 por Yasmin Garcez e David Junior.

O protagonista, Blec, é um menino de nove anos nascido em uma família estruturada e afetiva. Ele ativa seus superpoderes através do talismã que vive em sua cabeça, o pente garfo, que é um grande símbolo de culto à representatividade do cabelo afro. Quando Blec tira o pente garfo da cabeça, seu cabelo arma e forma o penteado que é conhecido como uma espécie de coroa, o famoso Black Power. Centrado no protagonismo negro e com foco no fortalecimento da autoestima de crianças negras, a montagem busca reparar a falta de representatividade nas manifestações culturais, em especial àquelas voltadas à infância.

Espetáculo ‘Hora do Blec – Eu tenho um sonho’ fica em cartaz até o dia 27 de agosto /Foto: Rai do Val

Na montagem, que retrata um Brasil multiétnico, familiar e afetivo, a fadinha Lara aparece, magicamente, com uma pergunta capaz de mudar a vida de todos: “VOCÊ SONHA?”. Narrando um dia inteiro ao lado de Blec, de seus pais, Lea e Akin, e de seus amigos fiéis, Yayá, Yuki e Basquiat.

O espetáculo, que traz ainda os pais do Blec, Lea e Akin, e seus amigos, Yayá, Yuki e Basquiat, une dramaturgia, música, dança e vídeos projetados em cena, trazendo ainda em seu conteúdo temas como sustentabilidade, aventura, música e sonhos. A peça valoriza a aparência negra como símbolo de beleza e poder, principalmente no que diz respeito à estética de cabelos afro, contribuindo para o fim do racismo e dos estereótipos de raça e gênero em narrativas infantis.

Sinopse

Eu tenho um sonho! No quintal de Blec, surge uma amiga misteriosa que promete trazer grandes mudanças. Através de um dia inteiro ao lado de Blec, de sua família (Lea, Akin e Kalé) e de seus fiéis amigos (Yayá, Yuki e Basquiat), cantaremos as canções de Hora do Blec e descobriremos como sonhar pode mudar não só as nossas vidas, mas também o destino do mundo inteiro.

Sobre Hora do Blec

Hora do Blec” estreou em Agosto de 2020, no YouTube, como uma obra de vídeos musicais destinada à crianças de 2 a 7 anos. Os clipes foram inspirados nos 17 ODS da ONU e receberam o apoio institucional da mesma, através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Os personagens ganharam o público e passaram a ser usados em materiais de educação antirracista nas escolas. Em março de 2021, Hora do Blec passou a lançar músicas nos streamings, alcançando mais de 70 países. Agora o desenho vem se desdobrando para outros caminhos, entre eles, este espetáculo musical.

Serviço:

Nome: Hora do Blec – Sonhos

Temporada: 05 a 27 de agosto de 2023

Horário: Sábados e domingos às 16h

Valores ingressos: A partir de R$ 40,00 (meia)

SOBRE A ECOVILLA RI HAPPY

O espaço integra a Sala de Espetáculos Tom Jobim, que estava fechada desde 2017, localizado dentro do bicentenário Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A EcoVilla Ri Happy apresenta às crianças e famílias a integração do entretenimento com a busca pelo conhecimento e pela responsabilidade socioambiental, através de uma programação lúdica e inclusiva.

Além de espetáculos e atividades voltadas para inclusão dos pequenos, a acessibilidade é compromisso dos realizadores da EcoVilla Ri Happy, que tem como um dos pilares principais ser o primeiro espaço infantil do Rio de Janeiro desenvolvido para todos os perfis de público. O local projetou a jornada dos visitantes com um capricho a mais desde a entrada do Jardim Botânico até a chegada na EcoVilla Ri Happy: o espaço conta com tradução em LIBRAS e legendas em português para o público com deficiência auditiva, audiodescrição para o público com deficiência visual e baixa visão, além de fones abafadores de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva. Os recursos estão disponíveis em todas as sessões dos finais de semana das salas de espetáculos. Além disso, há ainda a previsão de que sejam disponibilizados mapas e pisos táteis, sinalização com informação em libras, carros elétricos para crianças e adultos com dificuldades motoras, e uma equipe treinada para receber aqueles que precisem de outros tipos de atendimento.

A EcoVilla Ri Happy chegou ao mercado com o naming rights da Ri Happy, que surfa sua primeira experiência neste formato. Além do próprio nome assinando o espaço, a maior rede de lojas de brinquedos do país tem na EcoVilla, uma loja foyer/conceito pensada exclusivamente para o local. Esse formato garante a integração do clássico ambiente de compra de brinquedos, com espetáculos, atividades lúdicas e muita diversão para toda a família. O espaço fica aberto de domingo a domingo das 9 às 17h.

Com cerca de 300 lojas no país, próprias e franquias, e presente em mais de 80 cidades, a Ri Happy está construindo sua loja conceito na EcoVilla com cerca de 277 metros quadrados. Um espaço todo pensado para alcançar a psiquê lúdica, dos sonhos das crianças e dos adultos. Já imaginou poder fazer compras, testar brinquedos, acessar um espaço repleto de programação cultural, tudo em um só lugar? Essa já é uma realidade!

A EcoVilla Ri Happy é uma iniciativa da Aventurinha, marca dedicada ao público infantojuvenil da empresa Aventura, comandada por Aniela Jordan e Luiz Calainho, referência absoluta de produção teatral no país e que também lançou os já tradicionais Teatro Riachuelo e Teatro Prudential. Os ingressos para os espetáculos e atrações podem ser garantidos no site Eventim.

Leia também: Espetáculo “Hora do Blec – Sonhos” fará apresentações gratuitas em arenas cariocas

Deixe uma resposta

scroll to top