A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, localizada na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, foi incendiada na madrugada deste domingo (4). Esta não foi a primeira vez que a escultura passou por uma situação de vandalismo, segundo o prefeito da capital baiana, Bruno Reis o incêndio foi um ato de intolerância religiosa.
“Estamos apurando o caso para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Já estamos registrando o boletim de ocorrência e determinamos a remoção da estátua para que seja recuperada”, completou Bruno Reis.
A escultura de Mãe Stella foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro pelo artista plástico Tatti Moreno, que morreu em julho de 2022.
Testemunhas serão identificadas, para ajudar a localizar quem cometeu o crime, segundo informou a polícia civil. O crime foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.
Imagens registradas no local mostram que apenas a imagem de Mãe Stella foi atingida pelo fogo, enquanto a peça de Oxóssi, que fica logo atrás da obra da yalorixá, não foi atingida.
Monumento em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi
A escultura em homenagem à yalorixá Stella de Oxóssi foi inaugurado em abril de 2019, cerca de cinco meses após a morte da sacerdotisa. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e foi uma das principais yalorixás do Brasil
A estátua de Mãe Stella tem tamanho real e, somada ao trono onde está sentada, chega a mais dois metros de altura. Já Oxóssi, que também está em cima da base, tem 6,5 metros.
0 Replies to “Escultura de Mãe Stella de Oxóssi foi incendiada na madrugada deste domingo(04)”