Erika Hilton é a primeira pessoa trans da história a comandar uma bancada na Câmara

img20230308143436066.webp

Nesta quarta-feira (21) a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi eleita líder da bancada da federação PSOL-Rede, na Câmara dos Deputados. Com a decisão do partido, a parlamentar se tornou a primeira pessoa trans a comandar um cargo de liderança no Congresso brasileiro.

Ao todo, 14 parlamentares serão liderados pela deputada, no lugar do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que vai se dedicar neste ano à campanha à Prefeitura de São Paulo. O primeiro mandato de Erika Hilton na Câmara começou em 2022, e junto da deputada Duda Salabert (PDT-MG), foram as primeiras parlamentares trans da história da Casa.

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) discursando no plenário da Câmara /— Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-
Rede na Câmara. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidarios, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo Lula
“, escreveu a deputada, em suas redes sociais.

Agradeço ao meu partido pela contiança e ao querido Guilherme Boulos por passar esse bastão após a sua liderança exemplar em 2023, que muito nos orgulhou!“, completou.

Diante da decisão, Boulos defendeu a escolha de Erika Hilton. “Seu compromisso inabalável com um Brasil mais humano e solidário é a certeza de que Érika fará – como tem feito ao longo de todos esses anos – um trabalho brilhante em defesa do povo brasileiro e todas as minorias, que continuarão tendo na bancada do PSOL uma trincheira de resistência e luta por inclusão e justiça social”, disse.

Leia também: Erika Hilton é eleita a segunda melhor deputada federal do Brasil no prêmio Congresso em Foco

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top