Nesta quarta-feira (21) a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi eleita líder da bancada da federação PSOL-Rede, na Câmara dos Deputados. Com a decisão do partido, a parlamentar se tornou a primeira pessoa trans a comandar um cargo de liderança no Congresso brasileiro.
Ao todo, 14 parlamentares serão liderados pela deputada, no lugar do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que vai se dedicar neste ano à campanha à Prefeitura de São Paulo. O primeiro mandato de Erika Hilton na Câmara começou em 2022, e junto da deputada Duda Salabert (PDT-MG), foram as primeiras parlamentares trans da história da Casa.
“Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-
Rede na Câmara. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidarios, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo Lula“, escreveu a deputada, em suas redes sociais.
“Agradeço ao meu partido pela contiança e ao querido Guilherme Boulos por passar esse bastão após a sua liderança exemplar em 2023, que muito nos orgulhou!“, completou.
Diante da decisão, Boulos defendeu a escolha de Erika Hilton. “Seu compromisso inabalável com um Brasil mais humano e solidário é a certeza de que Érika fará – como tem feito ao longo de todos esses anos – um trabalho brilhante em defesa do povo brasileiro e todas as minorias, que continuarão tendo na bancada do PSOL uma trincheira de resistência e luta por inclusão e justiça social”, disse.
Leia também: Erika Hilton é eleita a segunda melhor deputada federal do Brasil no prêmio Congresso em Foco