O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última quinta-feira (06), as áreas de conhecimento que serão avaliadas na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), prevista para novembro deste ano. O PND é uma iniciativa que visa unificar o processo de ingresso de professores nas redes públicas de ensino, fortalecendo a formação docente e incentivando a valorização dos profissionais da educação.
A PND 2025 terá como foco quatro áreas de conhecimento, que abrangem tanto aspectos pedagógicos quanto disciplinares. Segundo o MEC, a divisão foi pensada para garantir uma avaliação abrangente e alinhada às necessidades da educação brasileira. As áreas são:
Pedagogia e práticas educativas:
Aborda temas como planejamento de aulas, gestão da sala de aula e avaliação de aprendizagem.
Foco: Habilidades didáticas e metodologias de ensino.
Língua portuguesa e matemática:
Avalia o domínio dos professores nas duas disciplinas consideradas fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes.
Foco: Conteúdos específicos e aplicação prática em sala de aula.
Ciências humanas e sociais:
Inclui História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Foco: Capacidade de contextualizar os temas com a realidade dos alunos.
Ciências da natureza e tecnologias:
Abrange Biologia, Física, Química e conhecimentos tecnológicos aplicados à educação.
Foco: Integração entre teoria e prática científica.

Para os concluintes de licenciaturas, o PND será composto pela parte teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com questões que avaliam competências e habilidades gerais da formação docente, além de conteúdos específicos de cada área avaliada. Todos os concluintes que realizarem a prova do Enade das licenciaturas poderão utilizar seu resultado para concorrer aos editais de seleção das redes públicas de ensino que aderirem ao PND.
O período de adesão dos estados e municípios interessados em participar do PND já está aberto e se estenderá até 17 de abril de 2025. A prova será aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e os resultados poderão ser usados pelas redes públicas de ensino como mecanismo único ou complementar de seleção de docentes.
A Prova Nacional Docente faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, lançado em janeiro de 2025. O objetivo desse programa é melhorar a formação dos professores, aumentar o número de profissionais no ensino público e valorizar a profissão docente. Além da aplicação da prova, o programa oferece recursos e oportunidades para o desenvolvimento contínuo dos professores ao longo de suas carreiras.
Leia também: MEC reajusta piso salarial de professores com aumento de 6,27%, valor chega a R$ 4.867,77