De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio. A novidade foi anunciada pelo ministro nesta quinta-feira (22), nas redes sociais. Essa função havia acabado em 2017, e foi retomada para dar mais oportunidades para receber o diploma.
A outra novidade anunciada pelo ministro foi a de que pela primeira vez, estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio já estarão pré-inscritos no Enem 2025. “Então o que ele precisa fazer é entrar no endereço da página, confirmar a sua inscrição, e escolher qual prova de línguas deseja fazer, inglês ou espanhol“, afirmou.

Segundo o ministro, o edital oficial será publicado nesta sexta-feira (23), de noite. As inscrições começam no dia 26 de maio, e seguem até 06 de junho e devem ser feitas no site do do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país.
De 2009 a 2016, quando o exame ainda era usado como forma de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, o candidato precisava alcançar uma nota mínima em cada uma das provas. Caso não conseguisse em uma delas, o inscrito poderia retornar no ano seguinte, e repetir a prova em que não alcançou a nota mínima, e unir com as notas do ano anterior, para solicitar o diploma. Em 2025 ainda não se sabe como vai funcionar, até a divulgação do edital oficial pelo MEC.
Leia também: “Mini Glória Maria” tira 960 na redação do Enem: “Somente a educação é capaz de mudar o mundo”