Enem 2025: exame voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro

enem_aplicativo_30062110003.webp

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio. A novidade foi anunciada pelo ministro nesta quinta-feira (22), nas redes sociais. Essa função havia acabado em 2017, e foi retomada para dar mais oportunidades para receber o diploma.

A outra novidade anunciada pelo ministro foi a de que pela primeira vez, estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio já estarão pré-inscritos no Enem 2025. “Então o que ele precisa fazer é entrar no endereço da página, confirmar a sua inscrição, e escolher qual prova de línguas deseja fazer, inglês ou espanhol“, afirmou.

As inscrições começam no dia 26 de maio /Foto: Marcello Casal jr – Agência Brasil

Segundo o ministro, o edital oficial será publicado nesta sexta-feira (23), de noite. As inscrições começam no dia 26 de maio, e seguem até 06 de junho e devem ser feitas no site do do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas nos dias  9 e 16 de novembro, em todo o país.

De 2009 a 2016, quando o exame ainda era usado como forma de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, o candidato precisava alcançar uma nota mínima em cada uma das provas. Caso não conseguisse em uma delas, o inscrito poderia retornar no ano seguinte, e repetir a prova em que não alcançou a nota mínima, e unir com as notas do ano anterior, para solicitar o diploma. Em 2025 ainda não se sabe como vai funcionar, até a divulgação do edital oficial pelo MEC.

Leia também: “Mini Glória Maria” tira 960 na redação do Enem: “Somente a educação é capaz de mudar o mundo”

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top