Enem 2024: Inep libera datas e condições para nova aplicação da prova para candidatos faltantes

IMG_5518.jpeg

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgou nesta segunda-feira (04) que a replicação do exame será nos dias 10 e 11 de dezembro, para os candidatos que não compareceram a prova em novembro.

Quem teve problemas de logística, como queda ou falta de energia elétrica, chuvas, enchentes ou outros desastres na região do local de prova, estão aptos para solicitar a reaplicação. Candidatos com doenças infectocontagiosas também poderão solicitar, desde que comprovadas com laudo médico.

Candidato que solicitar o recurso tem de 11 a 15 de novembro para apresentar justificativa no site / Foto: MEC/Divulgação

As inscrições são obrigatórias e ficarão abertas no período de 11 a 15 de novembro na Página do Participante dentro do site do Inep, explicando o motivo do requerimento. O processo é voltado para garantir a equidade dos candidatos de fazer a prova em condições adequadas.

Se o problema for logístico, o candidato deve comparecer ao segundo dia de exame no próximo domingo (10). No caso de enfermidade, o candidato poderá se recuperar e solicitar o recurso que depende do órgão para aprovação. Candidatos que passaram mal durante a aplicação do exame e deixaram o local de prova antes do horário permitido (15h30), estão eliminados.

A prova será diferente da aplicada originalmente. O conteúdo segue o mesmo e com o mesmo nível de dificuldade, mas as questões são diferentes para garantir a segurança e igualdade dos candidatos na aplicação para as vagas futuras.

Caso recurso de solicitação seja aprovado pelo Inep, o candidato deverá fazer novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro e o resultado será divulgado em janeiro (13), no mesmo período dos demais, para que as oportunidades sejam iguais para todos.

Leia também: Escola de Comunicação Antirracista lança curso de Podcast.

Deixe uma resposta

scroll to top