Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre, nesta terça-feira (16), mandados judiciais contra uma organização do ramo de apostas esportivas (bet). Segundo apuração da TV Globo, a investigação mira os sites 6z e Afun, acusados de tráfico internacional de pessoas e de submeter cidadãos brasileiros a condições análogas à escravidão em outros países.
De acordo com as informações apuradas, as vítimas eram recrutadas nas redes sociais com a oferta de empregos bem remunerados no exterior, no setor de jogos online. No entanto, ao chegarem ao destino, eram forçadas a praticar crimes cibernéticos, submetidas a jornadas exaustivas e tinham seus documentos retidos, além de sofrerem restrição de liberdade, vigilância armada e a imposição de dívidas.

A operação, que teve início após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas cinco brasileiros, por crimes cibernéticos, envolve a execução de quatro mandados de prisão temporária e onze de busca e apreensão em cinco estados: Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio e sequestro de bens no valor total superior a R$ 446 milhões, além da suspensão das atividades das pessoas jurídicas investigadas.
“A operação de hoje visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos”, informou a PF.
Leia mais notícias por aqui: Comissão da Câmara aprova PEC que torna igualdade racial direito fundamental e cria fundo de reparação









