Empoderamento negro: a força de crianças negras reconhecerem sua potência cada vez mais cedo 

BLACKINHO-PODEROSO-scaled.jpg

Em um sistema racista que deslegitima o poder de pessoas negras e tenta a todo instante desestabilizá-las, tomar consciência da potência que existe em si pode ser transformador. E se o empoderamento negro na fase adulta fortalece e mobiliza, na infância esse processo tem um impacto ainda maior.

Imagina crescer reconhecendo a sua capacidade, o seu valor e o valor da sua comunidade? Crescer sabendo dos seus direitos, e com orgulho do seu cabelo e das suas origens? De acordo com a pedagoga, doutora em educação e mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Kiusam Oliveira, levar essa consciência para os pequenos é muito importante.

Quanto mais cedo crianças negras reconhecem sua potência, melhor. /Foto: Divulgação

“Empoderar crianças negras quanto a sua negritude, tão cedo, é fundamental para que não se imobilizem mediante a violência racista que certamente as atingirão, afinal, habitamos uma sociedade racista. Crianças negras precisam, desde cedo, conhecer a história de glória do continente africano”, explica.

E o cabelo, que para a comunidade negra é um símbolo de poder, tem seu papel bem definido no processo de empoderamento das pessoas negras. Kiusam Oliveira também é escritora, do que ela chama de “Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil”. 

Autora de livros que trabalham a temática do cabelo afro para crianças negras, como “O Black Power de Akin” e “O Mundo no Black Power de Tayó”, Kiusam garante que os fios crespos são uma marca do empoderamento da comunidade negra. 

“A valorização dos fios naturais tem um papel de resistência, ao mesmo tempo de estar assentado naquilo que de fato somos por ter herdado tais características dos nossos familiares e ancestralidade”. 

Kiusam Oliveira acredita que o empoderamento negro na infância é extremamente importante/ Foto: Alex Pires – Divulgação

A especialista deixa claro que apenas a criação de uma linha como a ‘Blackinho Poderoso’ de JOHNSON ‘S ® já é um grande avanço na cosmetologia brasileira, e representa um passo importante para o processo de empoderamento de crianças negras. 

Mas como pais, cuidadores e responsáveis podem ajudar seus pequenos no descobrimento de suas potências enquanto uma pessoa preta ou parda, crespa e cacheada?

Kiusam diz que aproximá-las de narrativas sobre a herança africana, e fazer com que elas vivenciem a negritude frequentando espaços em que pessoas negras atuem com protagonismo, é uma importante forma de fortalecer as crianças no entendimento do seu valor. “Protagonismo negro e representatividade negra são ferramentas essenciais para o empoderamento de uma criança negra”, finaliza Kiusam Oliveira.

Leia também: Três produtos, uma missão: a autoestima de crianças negras no centro do debate

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top