Três produtos, uma missão: a autoestima de crianças negras no centro do debate

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“Para crespinhos crescerem ainda mais potentes”. Essa é a assinatura do lançamento que se propõe a não só cuidar dos cabelos de curvatura 3B até a curvatura 4C dos pequenos, mas também de ressaltar a potência, poder e valor que as crianças negras possuem, e assim, ajudá-las no processo de fortalecimento da autoestima. 

Mas o impacto da linha ‘Blackinho Poderoso’ vai mais além. O estudo “Crianças Negras e Cabelos Crespos – relações, impactos e aspirações para o futuro”, feita pela JOHNSON’S® em parceria com o Estúdio Nina, mostra que os 3 produtos que compõem a linha podem ajudar a romper um ciclo de relações conturbadas entre pessoas negras e seus cabelos.

Os dados levantados pela pesquisa mostram que 58% das cuidadoras negras entrevistadas contam que cresceram pensando que cabelo “bom” era cabelo liso e, afirmam que não querem que seus filhos pensem da mesma forma. E isso também altera a forma com que o próprio adulto também mude sua relação com seus fios naturais. E 55% dos entrevistados afirmam ter vivenciado essa experiência. 

Mas a complexidade da discussão tem raízes ainda mais profundas. A professora e pesquisadora Nilma Lino Gomes afirma em seu artigo “Corpo e Cabelo como Símbolos da Identidade Negra” que o cabelo, para pessoas negras, possui um peso diferenciado, diretamente relacionado com as relações raciais desenvolvidas no Brasil e com o racismo ao qual 56% da população brasileira está submetida. 

Menino negro segurando os três produtos da linha  ‘Blackinho Poderoso’.

“O cabelo crespo na sociedade brasileira é uma linguagem e, enquanto tal, ele comunica e informa sobre as relações raciais. Dessa forma, ele também pode ser pensado como um signo, pois representa algo mais, algo distinto de si mesmo” explica Nilma em seu trabalho. 

Para quem se reconhece como parte do debate, fazer parte desse movimento de transformação e impacto direto na forma como os pequenos crespos vão passar a se enxergar, tem um significado a mais. O relato de Hanna Batista, Diretora de Cena da campanha da linha, confirma isso.

“Como mulher negra, olhei para essa campanha com muito carinho e animação, porque, apesar de jovem, esse é um universo que não fez parte da minha infância. Poder trabalhar a autoestima das crianças é um grande sonho realizado. Estamos construindo e validando esse caminho, no qual elas se reconhecem e sentem orgulho do cabelo crespo e isso traz toda uma ressignificação para a gente como povo preto”, ressalta.

Todo esse impacto foi pensando por J’s quando a linha começou a ganhar forma. A ideia é essa mesmo: que mais crianças se reconheçam potentes, bonitas e dignas de afeto. Tudo através da relação transformadora delas, com seus cabelos.

“Toda criança merece contar com uma linha específica para si, que respeite as suas individualidades e, como marca, temos o compromisso de atender às expectativas dos nossos consumidores e ir além, reforçar a autoestima e autoaceitação. O lançamento da linha ‘Blackinho Poderoso’ é o pontapé inicial para amplificarmos essa discussão, enquanto aliados, para que crianças possam desenvolver suas potencialidades e voar cada vez mais alto”, explica Dani Campello, head das marcas de cuidados infantis da Johnson & Johnson Consumer Health.

Leia também: Linha Blackinho Poderoso chega para cuidar dos cabelos crespos de crianças negras

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

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