Em 2021, 97 crianças foram estupradas por dia no Brasil, aponta levantamento

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pedido do Instituto Liberta, revela que, no ano de 2021, 35.735 crianças e adolescentes de até 13 anos foram estupradas no país, resultando em uma média diária de 97,90 estupros.

85% das vítimas são meninas – Foto: Istock

A pesquisa, divulgada no último domingo (26) pelo Fantástico, mostra que esse número corresponde a mais da metade de todos os casos de estupro no Brasil, no ano passado, e, em sua grande maioria, as vítimas tinham alguma ligação com o autor, ao todo, 86,7%. Desse total, 40,8% os crimes foram cometidos por pais ou padrastos; 37,2%, por primos, irmãos ou tios; e 8,7% por avós.

Além disso, o levantamento mostra também que 85,5% das vítimas eram meninas e 14,5% eram meninos. Para Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, o caso da menina de Santa Catarina não é caso isolado e precisa ser combatido diariamente.

“Se a gente lembra do fato de que são mais de quatro meninas de menos de 13 anos estupradas por hora, que o Brasil por ano tem mais de 21.600 meninas que ficam grávidas antes dos 14 anos de idade, a gente vai ter certeza de que este não foi o único caso que aconteceu e precisamos falar disto”, alerta.

Entenda o caso

No último dia 9 de maio, a juíza Joana Ribeiro Zimmer e a Promotoria de Santa Catarina propuseram uma menina de 11 anos a seguir com a gestação por mais “uma ou duas semanas”, para aumentar a sobrevida do feto. “Você suportaria ficar mais um pouquinho?”, perguntou a juíza para a menina. Ela foi vítima de um estupro quando tinha 10 anos e enviada para um abrigo, longe da mãe, para evitar de cometer o aborto legal, nos casos de estupro.

No dia 22 de junho, o procedimento para interromper a gestação foi realizado atendendo à uma determinação do Ministério Público Federal (MPF).

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.