“Rê Tinta e a revolução escolar” mostra uma menina preta destemida que promove uma revolução dentro de sala de aula
A educação como forma de revolução. É assim que o novo livro da Editora Nova Fronteira ‘Rê Tinta e a Revolução Escolar’ poderia ser definido. É uma aventura infantil para crianças de todas as idades, escrito pela atriz, poeta e escritora Elisa Lucinda, com a personagem Rê Tinta, a famosa menina preta criada pelo roteirista e ilustrador Estevão Ribeiro.
O conto apresenta uma cena inusitada: o dia em que uma aluna assume o comando da sala de aula e mostra como as crianças são atores ativos no educar e têm muito a nos ensinar. Com prefácio assinado pela jornalista e escritora ganhadora do Jabuti Eliana Alves Cruz, o livro narra a história de uma garota curiosa que, acompanhada por seus pais, visita um museu, onde descobre diferentes formas de aprendizado e recebe letramento racial.
A trama se desenrola quando, de volta à escola, a menina realiza uma verdadeira revolução entre os colegas de turma, colocando os alunos no centro do processo de ensino, com cada um compartilhando o que sabe e suas vivências. Além de diversão, o livro aborda temas relevantes como empoderamento infantil e negro, colorismo, criatividade e a importância de buscar diferentes formas de ensinar e aprender.
A autora Elisa Lucinda, que possui 19 livros publicados, tem se destacado nos últimos anos como autora de livros e por projetos que popularizam a poesia entre todas as idades. Neste livro, ela é a responsável pela história de empoderamento e transformação da pequena Rê Tinta, personagem criada por Estevão Ribeiro, em 2021, em tirinhas famosas no Instagram, e que também protagoniza Rê Tinta e o Pé de Jamelão.
Atualmente, ele é um dos principais quadrinistas do país com mais de 200 mil exemplares vendidos. Entre os seus trabalhos de sucesso, estão a tirinha Os Passarinhos, publicada em diversos jornais da América Latina e Europa; Pequenos Heróis, uma graphic novel premiada no Brasil e publicada nos Estados Unidos; e a adaptação do clássico de Júlio Verne para quadrinhos Da Terra à Lua.
Sobre os autores:
Elisa Lucinda é poeta, atriz, cantora, jornalista e professora nascida em Cariacica, no Espírito Santo. Publicou livros de poesia como Eu te amo e suas estreias, A fúria da beleza e O semelhante, além do romance Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, em 2015. Ganhadora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto da obra, em 2020, a atriz e escritora tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, no ano seguinte, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, figurando entre nomes como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Christiane Torloni, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, entre outros.
Estevão Ribeiro nasceu em Vitória, no estado do Espírito Santo, em abril de 1979. É roteirista na indústria do audiovisual com trabalhos no GNT, Multishow, Paramount, Amazon e HBO/Warner. Atualmente se dedica à criação de suas gêmeas Sofia e Guilhermina e à produção da sua série animada pelo canal infantil Gloob.
Foto de Capa: Reprodução redes sociais
Leia também: MEC lança guia de elaboração da política de Educação Integral para estados