“É a vida, dividir o que eu ganhei”, diz Zeca Pagodinho em sua Horta que ja distribuiu 1 tonelada de alimentos

zeca_pagodinho.webp

Uma horta comunitária idealizada pelo cantor Zeca Pagodinho já distribuiu mais de uma tonelada de alimentos para a população de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A iniciativa, que transformou uma área de pastagem em um cultivo agroecológico, começou em julho deste ano em um terreno de propriedade do artista.

Em entrevista ao grupo Globo, o cantor explicou a filosofia por trás da ação. “A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei”, comentou Pagodinho sobre a iniciativa que já beneficia a comunidade.

A motivação para o projeto partiu de seu filho, Luiz Carlos da Silva, que propôs a transformação do espaço. Zeca Pagodinho não apenas apoiou a ideia como cedeu uma área de oito mil metros quadrados de suas terras para a implementação da horta, que agora fornece frutas, verduras e legumes para moradores locais e cozinhas solidárias da região.

Zeca Pagodinho não apenas apoiou a ideia como cedeu uma área de oito mil metros quadrados de suas terras para a implementação da horta –  José de Freitas/Arquivo/Agência Brasil.

Além da doação dos alimentos, o projeto tem um caráter educativo. Por meio do Instituto Zeca Pagodinho, é oferecida capacitação em agricultura para os moradores, com o objetivo de ensiná-los a plantar e tornar seus próprios quintais produtivos. Atualmente, o instituto conta com 30 alunos participando de cursos na área.

Essa frente de ensino é resultado de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o projeto Cidade Sem Fome. A colaboração entre estas instituições garante que o conhecimento sobre o cultivo agroecológico seja compartilhado, multiplicando o impacto positivo do projeto que já mostra resultados concretos com a expressiva marca de uma tonelada de alimentos produzidos e doados.

Leia mais notícias por aqui: Rosiane Pinheiro responde críticas e faz desabafo: “ na infância fui abusada e minha madrasta me fazia de escrava”

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top