Segundo Imazon, desmatamento em áreas protegidas na Amazônia tem a menor taxa em 9 anos

sobrevoo_funai_mpi_pf_fotos_leo_otero-788.webp

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2023, as áreas protegidas na Amazônia Legal registraram o menor índice de desmatamento em nove anos. A área, que corresponde a 59% do território brasileiro, está presente no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Enquanto que no último ano, florestas foram derrubadas em uma área que equivale ao Estado de Belo Horizonte – 386 km² em  terras indígenas e unidades de conservação -, em 2022 esse número foi ainda maior. Foram desmatados 1.431 km².

Área que representa a Amazônia Legal /Foto: Léo Otero – MPI

De acordo com os dados, a queda do desmatamento nem áreas protegidas foi maior do que a diminuição geral, considerando a Amazônia Legal inteira, que despencou de 10.573 km² em 2023 para 4.030 km² em 2022. Foi uma queda de 62%. O Imazom pontua que o registro de janeiro a dezembro do ano passado, foi o menor em cinco anos.

O documento da instituição anda aponta que a terra indígena Apyterewa, no Pará, foi a mais atingida pelo desmatamento. Foram 13 km² derrubados, no último ano. Mesmo com os altos números, o registro já é bem menor do de 2022, quando a 88 km² de cobertura florestal foram derrubados, revelando uma redução de 85%.

No geral, o Imazom aponta que terras ocupadas por povos indígenas tiveram 104 km² atingidos pelo desmatamento, em 2023. Em 2022, a área desmatada foi de 217 km².

Leia também: Mudança climática foi principal motivo para seca recorde na Amazônia em 2023, diz estudo

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top