O deputado federal José Medeiros (Podemos) do Mato Grosso fez declarações racistas em suas redes sociais, neste domingo (22), sobre a chegada de médicos cubanos na Itália. O político, que é vice-líder do governo Bolsonaro, escreveu em seu twitter que a chegada dos profissionais “Faz lembrar a chegada dos navios negreiros”.
Neste domingo (22), mais de 50 operadores sanitários cubanos chegaram em Milão, no norte da Itália, para ajudar o país no combate à pandemia do novo coronavírus. A comitiva inclui 37 médicos e 15 enfermeiros que trabalharão no hospital de campanha de Crema, na região da Lombardia, atual epicentro da pandemia.
Após a publicação altamente criticada nas redes, o deputado fez um novo post reiterando seu racismo. “Estão me acusando de racismo e xenofobia por ter falado que Cuba trata seus médicos feito ESCRAVOS, pois reitero aqui que é exatamente o que fazem! Ficam com o dinheiro pago por outros países para estes profissionais, restando a cada um deles só o necessário para a subsistência. SOU RESPONSÁVEL PELO QUE FALO, não responderei por distorções feitas por canalhas…”, publicou o parlamentar.
A Itália é o país europeu mais atingido pela pandemia de coronavírus, com 59 mil casos e quase 5,5 mil mortes. Já Cuba tem 21 contágios e um óbito, de um cidadão italiano.
Infeliz existência desse “ET”