Após cinco jogos, o Denver Nuggets garantiu seu primeiro título na história e se tornou o grande campeão da temporada de 2022/2023 da NBA. Em um jogo decisivo, na noite da última segunda-feira (12), o vencedor da conferência oeste venceu o Miami Heat em casa, com um placar de por 94 a 89, fechando a série em 4-1.
Depois de terminar a partida como cestinha com 28 pontos e pegando 16 rebotes, Nikola Jokic foi eleito o MVP das finais. Mesmo sem levar o título, o Heat não deixou de tentar, e Jimmy Butler terminou a partida com 21 pontos mesmo após iniciar a série das finais com uma lesão sofrida ainda no primeiro jogo das semifinais de playoffs.
Mas o jogo começou com o vencedor da conferência leste abrindo 5 a 0, com o Denver correndo atrás e terminando o 1º quarto do jogo com a vitória parcial ao Heat, que continuou na frente no 2º quarto com um placar de 51 a 44 para o visitante, que também contou com a ajuda constante de Adebayo.
O 3º quarto ainda muito equilibrado e disputado, também terminou com o Heat na frente, mas o último quarto foi decisivo, começando com o Nuggets abrindo75 a 70 e terminando a partida na frente, após Brown fazer 94 a 89.
A dupla formada pelo canadense e do sérvio, Murray e Jokic, se destacou na campanha do Denver pelo título. Depois de vencer o jogo, o protagonista da vitória do Denver disse de forma humilde, que o trabalho havia sido feito. “O objetivo foi alcançado, agora já podemos ir para casa”, brincou Jokic, ao comemorar com a família.
Leia também: Miami Heat vence a Conferência Leste e vai enfrentar o Denver Nuggets na final da NBA
Apesar da derrota, o Miami Heat conseguiu chegar às finais da liga mesmo após ficar em 8º lugar na temporada regular.