Ligue 180 vai ter canal de atendimento no WhatsApp

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A partir desta terça-feira (4), o Ligue 180, serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, passa a atender por um canal no WhatsApp.

O atendimento será feito pela atendente virtual, chamada Pagu. Inicialmente, será ofertada várias opções de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada. A equipe da central é composta somente por mulheres desde março.

O Disque 100 também passa receber denúncias via aplicativo de mensagem – Foto: Marcos Santos/USP

De acordo com o Ministério das Mulheres, o atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Agora, com a separação dos serviços, o ministério poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, a serem usados na formulação de políticas públicas.

Para o lançamento do serviço, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, irá visitar nesta terça-feira a Central de Atendimento, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

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Serviço 

O Ligue 180 funciona, por telefone e WhatsApp, 24 horas, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou pelo link.

A Anistia Internacional no Brasil lançou o relatório “O Estado dos direitos humanos no mundo”, que reúne dados de fontes ligadas aos direitos humanos e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nele, é revelado que 699 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2022, 62% dessas vítimas são negras.

O documento aponta o déficit dos países em conseguir cumprir a agenda global de direitos humanos. No Brasil, as violações levantadas foram o racismo, o negacionismo climático, o feminicídio, a violência contra mulheres cis, trans, LGBTQIA+ e a violência eleitoral. 

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