De Office boy a Harvard: Leandro Oliveira quer ajudar talentos negros a acelerar suas carreiras

foto-ii-1.jpeg

Após ter liderado equipes e projetos em grandes empresas como Netflix, Gympass e Latam Airlines, o executivo de RH busca acelerar o crescimento de empresas por meio do fortalecimento da cultura organizacional, fazendo com que mais talentos negros alcancem posições de liderança

Leandro Oliveira, 41, também conhecido como Léo, tem uma trajetória que inspira. Nascido e criado em Taboão da Serra, periferia de São Paulo, o executivo de RH iniciou sua carreira como office boy e, por meio de determinação e foco, trilhou o caminho até Harvard, onde se formou em Liderança e Negociação com foco em educação executiva.

Hoje, com mais de 20 anos de carreira, Leandro é um dos grandes nomes em Recursos Humanos no Brasil, tendo liderado equipes e projetos de impacto na Netflix, Gympass, Latam Airlines e Siemens. Sua missão? Acelerar o crescimento de empresas por meio do fortalecimento da cultura organizacional, fazendo com que mais talentos negros alcancem posições de liderança.

Eu acredito que cada um de nós tem o poder de transformar realidades. Minha trajetória prova que com planejamento, o apoio certo e as estratégias adequadas, pessoas de origens diversas podem ocupar os espaços de liderança que historicamente foram fechados para elas”, afirma Oliveira. 

O executivo busca acelerar o crescimento de empresas e que mais talentos negros alcancem posições de liderança – Foto: divulgação

Diversidade & Inclusão

Pautas que sempre estiveram em seu radar, são as da diversidade, equidade e inclusão. Embora Leandro seja um defensor da diversidade, equidade e inclusão, seu impacto vai muito além dessas pautas. Ele liderou projetos de grande relevância em diversas áreas de Recursos Humanos, como reestruturação de equipes globais, implementação de estratégias de retenção, contratação, integração de equipes, e melhoria de processos, sempre influenciando a alta liderança e com foco em impulsionar o sucesso dos negócios.

De acordo com o Instituto Ethos, apenas 4,7% das posições de liderança nas 500 maiores empresas do país são ocupadas por pessoas negras, apesar de representarem 56% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, menos de 6% dos assentos em Conselhos de Administração são ocupados por negros. Esses números revelam barreiras estruturais persistentes que limitam o acesso de profissionais negros, incluindo mulheres, a posições de destaque no ambiente corporativo.

Leandro também é fundador de um grupo de discussão e boas práticas que reúne executivos experientes para debater os desafios e propor soluções para aumentar a representatividade nas empresas. “A diversidade nas lideranças impulsiona a criação de soluções inovadoras e de alto impacto. Com diferentes perspectivas no comando, os produtos já nascem conectados à realidade dos clientes diversos, e assim se diferenciam no mercado”, salienta Oliveira. 

Trajetória acadêmica e experiências internacionais

Desde muito jovem, Leandro enxergou na educação o caminho para mudar sua realidade e a de sua família. Sua jornada educacional, que inclui uma Pós-Graduação na FIA em SP, cursos executivos de Business & Leadership pela PUC-Chile, e o mais recente curso executivo de Leadership and Negotiation presencialmente em Harvard, reflete essa busca constante por aprendizado e excelência. 

Além do foco em educação, Leandro sempre planejou a sua carreira considerando experiências internacionais; já morou 2 anos em Santiago no Chile quando foi expatriado pela Latam Airlines e fez intercâmbios para aprimoramento do idioma inglês na Califórnia (US), e Sydney (Austrália), onde conciliou os estudos e trabalhos informais.

Atualmente, deseja compartilhar com mais pessoas sua trajetória e poder servir de inspiração para que mais pessoas pretas também invistam em seus talentos e galguem cargos de liderança nas grandes empresas, que ainda tem pouca abertura para a diversidade nessas cadeiras. 

“Minha visão para o futuro é seguir impulsionando a carreira de talentos negros ainda ocupando uma alta posição executiva em RH, e em parceria com a liderança, criar organizações mais inclusivas, inovadoras e preparadas para os desafios de amanhã. Para avançar em nossas carreiras e alcançar posições de liderança, é fundamental adotarmos uma abordagem estratégica e proativa, estabelecer metas claras e refletir sobre nossas habilidades, identificando áreas que precisam de aprimoramento”, ressalta Oliveira.

“Além disso, é fundamental investir em cursos e mentorias, construir uma rede de contatos influentes, assumir responsabilidades com diferentes escopos de trabalho, manter a humildade para aprender continuamente e se lembrar que, se não tivermos clareza sobre nossas aspirações, outras pessoas acabarão decidindo por nós”, finaliza.

Leia mais notícias por aqui: “Eu quero que as pessoas vejam a minha Maré”, diz Raphael Vicente em novo episódio do videocast ‘Ekos’

Deixe uma resposta

scroll to top