Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada nesta terça-feira (4), registra que 23% dos brasileiros dizem que não têm comida suficiente em casa. O percentual é o menor da série da Pesquisa Datafolha, iniciada em maio de 2021.
Publicada pelo jornal Folha de São Paulo, a pesquisa revela ainda que o pico da série ocorreu em julho de 2022, quando 33% afirmavam que os alimentos eram insuficientes. Sobre o atual perfil dos entrevistados que afirmam não ter comida suficiente em casa, 27% são mulheres, 30% moram na região Nordeste, 23% recebem o Bolsa Família e 27% votaram no presidente Lula.
A pesquisa também revelou que 62% afirmam que a comida é suficiente, e 15% dizem que a comida é mais que suficiente. Dentre os que foram ouvidos e dizem receber o Bolsa Família, a margem de erro passa a ser de 4 pontos para mais ou menos; para os que não ganham o benefício do governo federal, a margem é de 3 pontos.
Leia também: Vale-refeição dura 11 dias do mês, revela pesquisa
O levantamento do Datafolha também mostra que as diferença de perspectivas entre quem recebe e quem não recebe o benefício, é considerável. Dentre os que recebem o Bolsa Família, 60% acredita que a situação econômica do país vai melhorar e 21% acreditam que vão perder poder de compra, por exemplo.
Enquanto que no caso de quem não recebe o benefício, 41% acreditam que a economia brasileira vai melhorar e 35% acreditam que vão perder poder de compra. Já 46% dos que recebem o Bolsa Família acreditam menos em um aumento da inflação.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foram ouvidas 2.028 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades das cinco regiões brasileiras.
0 Replies to “Datafolha aponta que 23% dos brasileiros dizem não ter comida suficiente em casa”