Nesta segunda-feira (13), o jogador Daniel Alves (39) deixou a prisão em Barcelona para testemunhar no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha a pedido de sua defesa. O atleta é acusado de estupro por uma mulher de 23 anos e já havia apresentado três versões distintas sobre o ocorrido.
Segundo o jornal local La Vanguardia, Daniel justificou a troca de versão afirmando que quis evitar problemas com sua ex-esposa, Joana Sanz. O jogador também reiterou sua inocência, alegando que a relação sexual foi consentida e ocorreu com interesse e atração de ambas as partes. Ele frisou que é um homem respeitoso com as mulheres.
Durante o depoimento, Daniel Alves esteve acompanhado de seus advogados, Cristóbal Martell e Arnau Xumetra, enquanto a advogada da vítima, Ester García, e a promotora Elisabeth Jiménez também estiveram presentes. A defesa do jogador pretende fazer um novo pedido de liberdade provisória.
O caso ainda está em fase de instrução e produção de provas, que se prolonga desde a prisão do jogador, há quase três meses. Ele foi preso preventivamente em 20 de janeiro, e a detenção provisória na Espanha pode durar até dois anos. Segundo a lei criminal espanhola, todo investigado pode solicitar comparecer em juízo para prestar depoimento quantas vezes desejar.
Recentemente, Daniel Alves recebeu a visita da mãe Lúcia Alves na penitenciária Brians II, nos arredores de Barcelona. Ele tem se dedicado a estudar o processo e recebe constantemente seus advogados na prisão, tendo contratado Cristóbal Martell durante as primeiras semanas de detenção.
Ainda não há data definida para o julgamento, mas a fase de instrução está próxima do fim no tribunal. O processo costuma ter três fases: a investigação, a acusação e o julgamento, cada uma com cerca de quatro meses de duração.
0 Replies to “Daniel deixa prisão para prestar novo depoimento sobre acusação de estupro”