Da Publicidade às Cozinhas: criatividade é o que não falta para o chef baiano Léo Grimaldi

img6-2.jpg

Com uma passagem pela produção cultural e pela publicidade sendo diretor de uma agência, o chef baiano Léo Grimaldi começou a cozinhar aos 16 anos quando se viu em uma saia justa: foi fazer intercâmbio e a família que o recebeu era vegana. Por cartas, ainda o acesso a Internet em 1994 não era popular, sua mãe enviava receitas para que ele pudesse se alimentar de uma forma mais parecida com sua alimentação no Brasil. Sua primeira receita foi frango ao molho de mostarda e mel (receita familiar de dona Iraci).

Embora tenha cursado Administração, especialização em Marketing e também em Design, ele nunca deixou de cozinhar. E, em paralelo ao trabalho, sempre estudou de maneira autodidata assuntos relacionados à Gastronomia. E, como muitos profissionais da alta gastronomia, se voluntariou em alguns restaurantes e eventos para aprender na prática as nuances da cozinha profissional. E que bom que deu certo pois já esteve a frente de alguns empreendimentos como Deguste Cozinha Afetiva, El Gato Negro, Mirante Farol da Barra e recentemente o 138 The Bar – na Barra, em Salvador.

Chef Léo Grimaldi /Foto: Arquivo pessoal

Eu estive no 138 The Bar para conhecer um pouco mais do trabalho do chef Léo Grimaldi em minha passagem por Salvador. Em primeira mão, o chef nos ofereceu uma prova do Siri Burger – um hambúrguer de siri empanado na farinha panco. O pastel de fumeiro (carne de porco regional acompanhado de requeijão e banana da terra) e o bolinho de cuscuioca (massa de cuscuz e tapioca com fumeiro cremoso e molho cítrico) compôs a nossas entradinhas saborosas numa noite de inverno em Salvador.  

Cuscuoca – Criação do Chef Léo Grimaldi /Foto: Fofano

E, o chef ainda nos apresentou uma de suas criações – o Arroz de Yemanjá: arroz, polvo, camarões, mexilhões, chumbinho, bisque de moqueca, picles de cabeça roxa  e aioli de cheiro verde. E, voltando à infância, experimentamos o brigadeiro de colher inspirado na receita de sua avó para finalizar esse menu.

Arroz de Yemanjá – Criação do Chef Léo Grimaldi /Foto: Fofano

É, realmente o chef Léo Grimaldi tem as ideias borbulhando em sua cabeça e usa dos insumos regionais considerando muitos aspectos das técnicas das diferentes cozinhas internacionais. O 138 The Bar fica no hall do The Hotel Salvador e pode ser acessado pelos hóspedes e por quem quiser conhecer a culinária de Léo Grimaldi.

Leia também: Chef Vanessa é eleita chef Revelação pelo Prêmio RioShow do Jornal O Globo

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top