Cada vez mais os nossos têm sido vistos e premiados na Gastronomia. E, dessa vez, a Chef Vanessa Rocha, do Maria e o Boi em Ipanema (Rio de Janeiro) foi eleita Chef Revelação pelo reconhecido Prêmio RioShow do Jornal O Globo. E temos muito que nos orgulhar dessa vitória da chef – que também é nossa. Vanessa está a frente de um restaurante que já foi indicado duas vezes como Bibi Gourmand no Guia Michelin (2020 e 2024). E, Vanessa Rocha vai nas suas raízes ancestrais e na diversidade da gastronomia brasileira para se consolidar como uma das grandes referências gastronômicas hoje no Rio de Janeiro.
Com exclusividade para o Notícia Preta, a chef afirmou. “Levar esse prêmio é dar ênfase a esse trabalho que tem sido feito com muita alegria, comprometimento e amor. É trazer a ancestralidade de volta aos palcos da gastronomia; trazendo nossa historia, nossa verdade”.
Vanessa Rocha usa e abusa da diversidade de técnicas e insumos brasileiros em suas preparações. É alta gastronomia chancelada pelo Guia Michelin sem perder a essência da nossa brasilidade. Em um dos jantares que participei nos eventos “Marias e o Brasil”, me encantei com a maniçoba da chef; bem como as demais preparações que compõem o cardápio do Maria e o Boi. E isso tem uma explicação: suas referências são caiçaras e da diáspora africana. Soma-se neste caldeirão, suas pesquisas contínuas e trocas que permitem explorar a riqueza da gastronomia brasileira.
Na euforia da premiação e deste reconhecimento tão importante, a chef Vanessa Rocha destaca sua alegria ao evidenciar sua versatilidade nas criações: “Receber essa prêmio é muito importante porque também realça a cozinha da diáspora africana e toda a culinária negra. A gente precisa trazer nossos antepassados de volta ao palco que sempre lhes pertenceu”.
Chef Vanessa Rocha, obrigado por evidenciar nosso povo por meio da sua comida.
Leia também: A Brasilidade do Chef Arturo Baéz em sua cozinha autoral no Sul de Minas