Da farofa aos doces: público cita o que não pode faltar na ceia das comemorações de final de ano

image-10.png

Apesar da correria do final do ano, o que ninguém esquece principalmente durante o Natal, é a ceia. Esse momento reúne familiares e amigos para celebrar, unir e comer bastante, juntos. O Notícia Preta foi até o Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro para saber do público o que não pode faltar na ceia nas comemorações do final de ano.

Muitos pratos foram citados, entre eles: chester, rabanada, farofa e salpicão. “Acho que não pode faltar a farofa […] é o melhor né? Ela tá aqui! (gesto com a mão em cima)”, disse Pedro ao falar da ceia.

A ceia é o momento mais importante na noite de Natal para os brasileiros / Foto: Freepik

Embora pensar em Natal traga o peru como primeira lembrança, numa pesquisa feita em 2023 pelo C. Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil em parceria com a Receitas Nestlé, divulgado na UOL a salada de maionese vem em primeiro na ceia, presente em 57%; salpicão em 54%; arroz incrementado com legumes e uva passa com 53% e aí sim o peru ou chester com 52%.

Dentre as delícias presentes na ceia, é certo que não pode faltar a sobremesa. Os pratos doces sempre tem um espaço no coração – e na barriga – dos brasileiros. Na família do Pedro, também não pode deixar faltar o mousse da prima Viviane: “É o top do top e ela tem que fazer, não tem jeito!”, disse ele. Na pesquisa, o mousse aparece junto as frutas, presentes em 52% das mesas; 91% das pessoas fazem a sobremesa em casa.

“Hoje o carro chefe na minha confeitaria são as sobremesas, na taça, travessa, chocotone recheado…” A guirlanda de brownie também faz parte do menu de sobremesas da Rayane, que é confeiteira e devido a data, acaba sendo mais em conta que as demais sobremesas.

Rayane aproveita pra dizer sobre os preços variados e que o tempo que passa no Mercadão, vai em várias lojas para conseguir encontrar o melhor valor das mercadorias que irá utilizar. A rabanada também foi um dos itens citados pela dona Célia, que disse que além de ser uma delícia, é uma tradição de sua família.

Leia também: Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo.

Deixe uma resposta

scroll to top