Membros de movimentos negros e sociais viajam para Colômbia para conhecer projetos exitosos em favelas

kalyne.png

Objetivo é conhecer projetos bem sucedidos na área de saúde, educação, segurança, urbanização e economia das favelas, para tê-los como referência para a nova Frente, que será lançada em Brasília, em breve

A Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), junto com alguns membros da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania, entre eles deputados, viajam para a Colômbia, entre os dias 8 e 11 de junho, com o objetivo de conhecer experiências bem sucedidas de projetos de segurança e urbanização das favelas, sobretudo na cidade de Medellín.

A Frente Parlamentar vai contar com a liderança da presidente nacional da CUFA, Kalyne Lima, junto com o presidente do conselho da instituição, Preto Zezé, que terá sua Cerimônia de Lançamento, em breve. A Frente busca, sobretudo, desempenhar um papel fundamental na defesa dos direitos e da cidadania dos moradores das favelas, na busca por soluções para os problemas enfrentados, como acesso a serviços básicos, infraestrutura adequada, segurança, educação e emprego.

Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA, que fará a viagem ao lado o presidente do conselho da instituição, Preto Zezé. /Foto: Divulgação

“É muito importante a CUFA estar presente nesses momentos para tomar conhecimento de como são as favelas fora do Brasil. A iniciativa com a Frente Parlamentar mostra que, com movimentos sociais, parlamentares, empresas e gestores públicos, podem ser dadas respostas objetivas para soluções que transformem a vida de milhões de brasileiros, especialmente nas favelas. Queremos sempre absorver tudo para trazer o melhor para os moradores dos territórios que atuamos”, disse Kalyne Lima, presidente da CUFA.

“Acredito que essa viagem vai agregar bastante experiência para nós. Estaremos indo para ter mais conhecimento sobre urbanismo social, projetos urbanos integrados, pacificação de favelas, cultura cidadã, moradias populares e programas voltados ao meio ambiente e sustentabilidade”, disse Preto Zezé, presidente do conselho nacional da CUFA.

Os deputados federais Washington Quaquá e Lindbergh Farias estarão na viagem. Eles são responsáveis por liderar a implementação da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania, dentro do Congresso Nacional. A ida para Medellín também vai contar com representantes de dois ministérios, Planejamento e Direitos Humanos e Cidadania.

“A ideia de se criar uma Frente Parlamentar que olha para e pelas favelas não é nada mais que nosso dever enquanto parlamentares. Se o congresso é a Casa do Povo, é para o Povo que precisamos legislar. Estar junto com a CUFA nessa luta é a certeza de que daremos as melhores respostas para as desigualdades que ainda existem nas favelas e periferias. E seguimos para Medellín, a fim de entender as políticas públicas que funcionaram lá, e trazer ideia para cá, sempre respeitando a peculiaridade de cada território”, disse o Deputado Federal do Rio, Washington Quaquá.

“Vamos incentivar muitos intercâmbios internacionais e muitos encontros dentro do Brasil para melhorar a cada dia essa iniciativa coletiva. Essa ida agora para Medellín, para trocar experiências, tem muito a nos ensinar. E nós, como parlamentares, temos a obrigação de apoiar iniciativas tão importantes que visam melhorar a vida dos moradores desses territórios“, disse o deputado federal Lindbergh Farias.

Nessa viagem, o grupo será guiado pelo especialista em políticas públicas, Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Cidadã do Recife e diretor e idealizador da Rede Compaz (Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), que possui grande conhecimento da cidade de Medellín e utilizou algumas de suas experiências na cidade, na criação do COMPAZ. O Secretário da Juventude de Fortaleza, David Gomes, também estará integrando a comitiva.

Leia também: Notícia Preta é uma das mídias oficiais da Expo Favela Innovation no Rio de Janeiro 2023, lançada na Cidade das Artes

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top