No espaço de uma semana, 29 crianças Yanomami foram internadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista (RR), é o que informa a prefeitura da capital roraimense. Ainda de acordo com o Executivo, ao todo, são 47 crianças Yanomamis internadas na unidade.
Segundo o boletim do Hospital, as principais causas das internações são diarreia aguda, inflamação gastrointestinal aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, picadas de cobra e malária. As novas internações surgiram após a denúncia do Ministério dos Povos Indígenas sobre a situação dos Yanomamis em Roraima.
O Hospital Santo Antônio atende crianças de até 13 anos e também recebe pacientes da Guiana e Venezuela, que fazem fronteira com o Brasil. A Urihi Associação Yanomami informou, na última segunda-feira (23), que 23 crianças e dois adultos foram resgatados em situação de desnutrição severa, durante a missão do Ministério da Saúde.
Ação em Terras Yanomami
No último domingo (22), o Ministério da Saúde realizou uma ação de resgate dos indígenas após denúncia da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. No texto publicado no Twitter, ela alertou a situação vivida pelos indígenas. “Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome”, escreveu.
Leia também: “É uma operação de guerra”, afirma Secretário de Saúde Indígena sobre povo Yanomami
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), disse que a situação dos Yanomami era de “penúria” e que só acreditou porque viu como eles estão vivendo. “Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui para dizer que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos”, lamenta.
0 Replies to “29 crianças indígenas foram hospitalizadas na última semana em Roraima”