A Fazenda: ‘Crespo sempre foi considerado sujo’, comenta especialista após fala preconceituosa sobre cabelo de Lily Nobre

Image-20-e1698355125508.jpeg

A especialista em cabelos crespo e cacheado Anita Avelar, falou exclusivamente com o Notícia Preta sobre o episódio que aconteceu na última quarta-feira (25), no programa “A Fazenda15”, da Record. Em uma conversa, Jenny Miranda diz para Kamila Simione, que o cabelo da participante Lily Nobre está com lêndeas, que são ovos de piolho.

Anita falou sobre as dificuldades que mulheres pretas sofrem com os esteriótipos criados sobre os cabelos crespos e cacheados. “O cabelo crespo sempre foi considerado sujo, não arrumado, tanto que ainda temos dificuldade de ter pessoas com essa características na mídia para termos como referência de beleza”, afirmou a especialista.

Lily Nobre, filha de Dudu Nobre e Adriana Bombom /Foto: Reprodução Instagram 

Para Anita, um dos principais desafios de uma pessoa que sofre algum tipo de preconceito, é ter uma boa autoestima, e para a especialista, isso também gera um trauma, afetando a identidade da pessoa.

A construção do valor em torno do cabelo natural é algo construído, ao longo do tempo, cada vez mais temos pessoas que sabem cuidar e pessoas procurando esses cuidados. Porém, para cabelos crespos, eu percebo que a cosmética (produtos) podem melhorar e atender melhor a expectativa desse público”.

Para Anita que é empreendedora e dona do salão “Empodera Anita”, os produtos de cabelos para crespos e cacheados, ainda são limitados gerando uma certa dificuldade para o desenvolvimento dos fios. “Hoje a gente já encontra N produtos pra cabelos cacheados. Mas pra cabelo crespo ainda precisa melhorar e muito”, pontuou.

Posicionamentos

Na situação, Jenny comentou com Kamila sua observação sobre a jovem “Vou ter que passar tonalizante. Deu pra coçar minha cabeça. […] O cabelo da Lily está cheio de lêndea. Aí meu cabelo começou a coçar. Passei a mão, cheio de cabelo branco“, comentou Jenny. A equipe de Lily emitiu uma nota no perfil do Instagram da participante, repudiando o comportamento das duas peoas, e cobrando um posicionamento da equipe do programa.

Nós sabemos o nome disso, mas não iremos citá-lo porque a lei não nos permite sem que todo um trâmite seja julgado. Pedimos a @afazendarecord, ao diretor @rodrigomcarelli e a apresentadora @galisteuoficial, que tratem de assuntos como esse com a seriedade que merece”, disse.

Logo após a publicação, a equipe de Jenny Miranda também se pronunciou, afirmando que repudia qualquer ato de discriminação, e se opondo ao posicionamento da equipe de Lily.

Em relação à nota oficial apresentada pelo perfil da peoa Lily Nobre, esclarecemos que tais acusações de injúria e difamação não são verídicas! […] Ademais, fica evidente que em nenhum momento Jenny demonstrou qualquer tipo de preconceito contra Lily, nossa peoa apenas comenta com a amiga Simioni sobre uma situação vista”, diz parte da nota oficial.

Leia também: “Me respeitem”: Cezar Black cobra posicionamento da produção de ‘A Fazenda’ ao ser acusado de agressão

Deixe uma resposta

scroll to top