As cotas abrem portas

estudante-negra.webp

Por Jade Beatriz*

Você já viu e ouviu o clipe que nós estudantes da UBES, UNE e ANPG preparamos para comemorar os 10 anos da Lei de cotas (Lei 12.711, de 2012)? O filme chamado “As Cotas” conta com a música de Chico César, com letra de Carlos Rennó. E é um hino sobre a importância desta lei e como ela transformou milhares de vidas nestes últimos anos.

Foto: Shutterstock

Além de contar com a  participação dos artistas Fabiana Cozza, Flor Gil, Gilsons (Francisco Gil, João Gil, José Gil), Iara Rennó, Letícia Sabatella, Martnália, Moreno Veloso,Teresa Cristina e Vitão, o filme também tem diversos estudantes negros e indígenas que estão nas Universidades pelas cotas. 

Eu também estou lá, no clipe. Já fui estudante cotista do Instituto Federal e foi lá que tive a certeza que a educação transforma vidas. E hoje tenho como referências, tanto na minha vida acadêmica como no trabalho, pessoas negras e indígenas que se formaram pela Lei de cotas e que estão fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas. 

Leia também: O lugar do estudante é no centro da luta pela democracia

Nesses 10 anos da Lei de cotas é fundamental que a gente reforce a sua importância. Isso porque ela será revisada por deputados e senadores neste ano. Nós precisamos garantir sua continuidade, sem perder nenhum direito já conquistado.  

Ainda somos minoria nas Universidades e Institutos Federais, mas estamos cada vez mais presentes no mercado de trabalho e na acadêmia. Somos potências e a cota é uma ferramenta essencial para que a gente consiga ocupar cada vez mais espaços. “As cotas abrem portas” para mim, para você e para todo o nosso povo. Vamos pressionar cada vez mais para que o nosso direito conquistado não seja tirado de nós.

E confira a nossa música no Canal do YouTube da Une. Tenho certeza, que assim como eu, você vai gostar!

Jade Beatriz é estudante do Instituto Federal e presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)

0 Replies to “As cotas abrem portas”

Deixe uma resposta

scroll to top