Nesta terça-feira (3), Cori Bush, ativista dos trabalhadores sem-teto, foi eleita para o Congresso dos Estados Unidos para representar o 1º Distrito Congressional do Missouri. Cori, 44 anos, foi uma das primeiras líderes do movimento Black Lives Matter, na cidade de Ferguson.
Eleita a primeira deputada negra de Missouri, Cori recebeu 245.520 votos (78,9%). O segundo candidato mais votado, Anthony Rogers, teve 58.156 votos (19%)
Sobre Cori Bush:
Cori Bush, 44 anos, nasceu em Saint Louis, no Missouri, Estados Unidos. Foi mãe solteira. Depois, em 2001, quando estava grávida do seu segundo filho, adoeceu e foi despedida da escola pré-primária onde trabalhava. Despejada de sua casa, acabou por ficar a viver no carro, com o marido e os dois filhos, durante vários meses.
Depois disso formou-se em enfermagem e tornou-se pastora. Tem supervisionado serviços de enfermagem em várias instituições de saúde mental destinadas a acolher sem-abrigo e pessoas sem seguros de saúde.
Foi uma das caras do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), na cidade de Ferguson em 2014, após o assassinato de Michael Brown, um jovem negro desarmado, por parte da polícia. Neste ano, esteve envolvida nas manifestações por justiça e pelo fim do racismo após a morte de George Floyd