Comentaristas chamam cabelo do jogador de “imundo” em Goiânia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A partida de futebol entre Londrina e Goiás foi marcada por comentários racistas do narrador esportivo Romes Xavier e do comentarista Vinícius Silva que se referiram ao cabelo do jogador meio-campista Celsinho, do time paranaense, como “imundo” e “pesado”. O comentarista ainda comparou o penteado estilo Black Power do jogador a uma “bandeira de feijão” que não se parecia a “um verdadeiro cabelo”.

Vinicius foi alvo de comentários racistas – Foto: Reprodução

A partida foi transmitida pela Rádio Bandeirantes, onde o narrador e o comentarista trabalham. Em publicação em suas redes sociais, o Londrina classificou como inadmissível a atuação dos profissionais. “É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo”, foi registrado em um trecho da  publicação após o jogo do sábado (17).

O momento foi registrado em vídeo quando é possível ouvir o exato momento em que os comentários racistas são proferidos: “_ Celsinho sentiu, tomou uma pancada no tornozelo esquerdo, está levantando, mas o cabelo dele deve pesar demais, né Vinícius?”, diz Xavier ao que o comentarista responde: “Exatamente, rapaz, parece mais um bandeira de feijão, né Romes, a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu já estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desses bonito. Parece mesmo uma bandeira de feijão”.

Leia também: UEFA abre investigação de racismo contra torcida da Hungria na Eurocopa

Depois da repercussão e do afastamento dos profissionais da Rádio Bandeirantes, tanto o narrador quanto o comentarista se pronunciaram nas redes pedindo desculpas. Na publicação, Romes Xavier pergunta “quem nunca errou?”: “Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha, sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou?”

O narrador pediu desculpas pelos comentários racistas – Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O comentarista Vinícius Silva, também se pronunciou em suas redes dizendo que chegou a entrar em contato com a atleta. “Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou”, disse Silva.

Veja abaixo o posicionamento do Londrina na íntegra:

“O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes Goiânia, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás! Os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista, ao usarem palavras como: “cabelo pesado demais”, “bandeira de feijão” e “negócio imundo”. É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo. Com certeza as medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser antirracista! Racismo não! Essa luta é nossa”

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.