Chuvas fortes no Espírito Santo deixam mais de mil pessoas fora de casa

chuva-santa-maria.jpeg

Na manhã desta sexta-feira (10), a Defesa Civil Estadual do Espírito Santo informou que 1.039 pessoas em todo o estado estão fora de casa, por conta das fortes chuvas que começaram no início desta semana. Desses, 969 estão desalojadas e foram para casas de vizinhos ou parentes, e 70 estão desabrigadas. As fortes chuvas deixaram cidades alagadas, rios transbordando e desabamentos em 78 municípios.

Dentre eles, 20 foram mais atingidos. Como a cidade de Linhares, no Norte do estado, que registrou um acumulado de 130.2 milímetros de chuva em 24h, e por isso é o local onde mais choveu. Já a cidade Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, é onde mais pessoas estão fora de casa: são 255 desalojados.

O município de Santa Maria de Jetibá, um dos mais atingidos pela chuva /Foto: Reprodução Rede Social

No boletim da Defesa Civil os municípios de Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Linhares aparecem com um alerta laranja, ou seja, alto, para Risco de Movimento de Massa e Risco Hidrológico com alertas de rios transbordando e estradas interditadas. O restante do estado está com risco moderado (amarelo).

Confira o boletim aqui.

Com os episódios, o abastecimento de água também foi interrompido em São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado. Mas segundo a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), caminhões pipa vão fornecer água para cerca de 16 bairros afetados.

Para esta sexta a Defesa Civil prevê que a chuva forte continue, principalmente para cidades do extremo Norte do estado, que podem chegra a registrar até 110 milímetros de chuva.

Chuva em São Paulo

O estado de São Paulo também enfrenta fortes chuvas esta semana, principalmente a cidade de Peruíbe, na região metropolitana da Baixada Santista. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em 24 horas choveu 263mm, quantidade que supera os 236mm que eram esperados para todo o mês de janeiro.

Com isso, a cidade decretou estado de emergência e conta com 300 pessoas desabrigadas por conta dos alagamentos que tomaram a cidade.

Leia também: Inmet emite alertas de potenciais chuvas intensas e tempestades em mais de 15 estados

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top